SUPEREGO E ID OU ANJOS E DEMÔNIOS?
Citação de FARAH SUZANNE CASSULI em outubro 19, 2022, 12:00 pmAo estudar a primeira parte, não pude deixar de relacionar o ID e o Superego, com aquelas vozes que vem a cabeça, tanto na minha quanto na de pessoas que conheço. Tenho um lema que levo comigo, não sei se de algum autor conhecido, ou desconhecido, porém, diz o seguinte: "conheça bem seu lado obscuro e encontrará a luz". Esse lado obscuro, agora tem nome, porque essa parte da nossa identidade, o Id, não mede consequências, é imediatista, prefere o prazer e satisfação a curto prazo, não mede as palavras e atos, externa toda sua fúria e descontentamento sem olhar a quem, ou seja, o famoso "rompante", independente do próximo. Enquanto o Superego, está ali do lado, com uma lista interminável de ações e comportamentos que podem tornar nossa vida mais regrada, gritando em nossa mente que o que está para acontecer pode ser desastroso.
Isso não seria nossos anjos e demônios? Não que ser absurdamente regrado nos torne um anjo, mas ações impensadas podem sim nos tornar pessoas incompreendidas por nós e por outros, e não estou nem citando as consequências! Depois disso, não tem como ver as pessoas de "personalidade forte" de maneira diferente. Antes, já observava que algo não estava em equilíbrio, agora, tenho certeza.
Ao estudar a primeira parte, não pude deixar de relacionar o ID e o Superego, com aquelas vozes que vem a cabeça, tanto na minha quanto na de pessoas que conheço. Tenho um lema que levo comigo, não sei se de algum autor conhecido, ou desconhecido, porém, diz o seguinte: "conheça bem seu lado obscuro e encontrará a luz". Esse lado obscuro, agora tem nome, porque essa parte da nossa identidade, o Id, não mede consequências, é imediatista, prefere o prazer e satisfação a curto prazo, não mede as palavras e atos, externa toda sua fúria e descontentamento sem olhar a quem, ou seja, o famoso "rompante", independente do próximo. Enquanto o Superego, está ali do lado, com uma lista interminável de ações e comportamentos que podem tornar nossa vida mais regrada, gritando em nossa mente que o que está para acontecer pode ser desastroso.
Isso não seria nossos anjos e demônios? Não que ser absurdamente regrado nos torne um anjo, mas ações impensadas podem sim nos tornar pessoas incompreendidas por nós e por outros, e não estou nem citando as consequências! Depois disso, não tem como ver as pessoas de "personalidade forte" de maneira diferente. Antes, já observava que algo não estava em equilíbrio, agora, tenho certeza.