Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Tatuagem

Confesso que fiquei com um certo preconceito antes de ler esse tópico, porém achei a definição muito aproximada da minha realidade.

EvandroAnalise has reacted to this post.
EvandroAnalise

Bem interessante esse tocante sobre o real significado de se ter uma ou mais tatuagens. Elas não são apenas o reflexo da imagem sobre a linguagem, mas também o retrato do eu e o meu corpo, com o emaranhado de emoções que somos. A imagem da tatuagem é mais sobre nós do que se poderia imaginar. Uma Bela Adormecida com espinhos passa a ser, alguém que sofreu com um diagnóstico, o método investigador desse diagnóstico etc. Na qual ela quer fazer ter um novo sentido, algo que não seja totalmente penoso e ao mesmo tempo superação... Eu tenho também uma experiência com tatuagem, fiz uma para cobrir cicatriz de cirurgia, e pensava que não tinha nada a ver com minha realidade, mas em meu inconsciente havia uma informação que dizia que era hora de deixar sair junto com a tatuagem o conflito que me aflige...

EvandroAnalise has reacted to this post.
EvandroAnalise
Citação de Erica Nadotti em setembro 9, 2022, 1:13 am

Confesso que fiquei com um certo preconceito antes de ler esse tópico, porém achei a definição muito aproximada da minha realidade.

Acho que ente4ndo seu preconceito mas não vejo nada demais também, a tatuagem, pintura corporal ou demais similares são sim manifestações ou coletivas ou individuais como neste caso uma afirmação do eu, de uma lembrança ou seja o que for.

Segundo o psicólogo Miguel Soares, além de um significado para as pessoas, existe uma explicação psicológica por detrás das tatuagens. “Geralmente as pessoas que se tatuam buscam se sentir significantes no mundo. Pode ser uma forma de defesa, de pertencimento a um grupo, de reforçar o que pensam sobre algum assunto ou pessoa. O fato é que elas querem chamar atenção para si. Outras pessoas se tatuam nos momentos de muita angústia e sofrimento pessoal”.

eu estou aprendendo muito, e a realidade da tatuagem também faz parte da minha vida, nunca tinha parado para pensar nisso e amei pensar sobre

Impressionante a relação da tatuagem com a Psicanálise. Nunca havia feito essa associação, desde a decisão de tatuar quanto o significado da escolha da imagem que irá acompanhar o individuo por toda a vida e a relação dessa escolha com algo do seu consciente ou inconsciente.

Penso que ela pode sim ter a ligação com o inconsciente, podendo ou não ter ligação com a aceitação de um grupo, autoafirmação ou ligação direta com conflitos internos, ainda que o individuo em seu posicionamento, esteja procurando apenas um modismo.