A constituição do eu, a identificação e a imagem
Citação de Cristiane da Silva Vassao Barreto em julho 8, 2026, 10:24 pmFoi interessante entender que para a Psicanálise, o eu não se forma de maneira isolada, que nossa identidade é construída desde a infância por meio das relações com o outro, das identificações e da imagem que vamos formando de nós mesmos. O olhar do outro e as experiências que vivemos têm um papel importante nesse processo de formação do eu e inclusive influencia o modo como nos apresentamos ao mundo. Será que a identidade que apresentamos às outras pessoas corresponde ao que realmente somos ou, muitas vezes, ela é construída para atender expectativas do outro e buscar aceitação? Até que ponto nossa imagem é uma expressão de quem somos e até que ponto ela é resultado da influência e do olhar do outro?
Foi interessante entender que para a Psicanálise, o eu não se forma de maneira isolada, que nossa identidade é construída desde a infância por meio das relações com o outro, das identificações e da imagem que vamos formando de nós mesmos. O olhar do outro e as experiências que vivemos têm um papel importante nesse processo de formação do eu e inclusive influencia o modo como nos apresentamos ao mundo. Será que a identidade que apresentamos às outras pessoas corresponde ao que realmente somos ou, muitas vezes, ela é construída para atender expectativas do outro e buscar aceitação? Até que ponto nossa imagem é uma expressão de quem somos e até que ponto ela é resultado da influência e do olhar do outro?