Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A constituição do"EU"

A Psicanálise mostra que a nossa identidade não nasce pronta, ela é construída aos poucos pelas nossas relações e pelo modo como nos enxergamos. O módulo resume isso através de três visões:

Freud: Para ele, o "Ego"(ou o "Eu"), é a parte da nossa mente que cresce lidando com a realidade. É a instância que toma decisões, controla nossos impulsos e tenta equilibrar o que queremos com o que o mundo real permite.

Lacan: Ele diz que o "Eu" nasce de uma ilusão, no que chamou de Estágio do Espelho. O bebê, que antes se sentia todo fragmentado, se vê no espelho, ou no olhar da mãe.

Dolto: Ela separa o esquema corporal(que é o corpo físico, biológico) da imagem do corpo. Essa imagem do corpo é puramente inconsciente e ligada ao afeto: é a forma como sentimos e desenhamos o nosso corpo na mente com basa no carinho e nas experiências que recebemos desde o berço.

Em resumo: para a psicanálise, o "Eu" é uma mistura de como você lida com a realidade, da imagem que você adotou de si mesmo e de todo o afeto que o seu corpo recebeu ao longo da vida.