A origem da psicanálise
Citação de Alberio C Oliveira em julho 11, 2026, 2:58 pmPra mim, a psicanálise é muito mais que uma terapia: é uma teoria social radical criada por Freud no final do século XIX que mudou totalmente como entendemos o ser humano. Ela surgiu num contexto de mudanças da modernidade e mostrou que nosso psiquismo não é isolado, mas profundamente influenciado pelas pressões sociais, culturais e políticas da época.
Freud revelou que somos movidos pelo inconsciente e que as estruturas internas moldam nossas escolhas e relações. O objetivo dessa prática, pra mim, é promover autoconhecimento e emancipação, ajudando o indivíduo a lidar com conflitos e amarras morais para construir uma vida mais autônoma, criativa e livre dentro da sociedade.
Pra mim, a psicanálise é muito mais que uma terapia: é uma teoria social radical criada por Freud no final do século XIX que mudou totalmente como entendemos o ser humano. Ela surgiu num contexto de mudanças da modernidade e mostrou que nosso psiquismo não é isolado, mas profundamente influenciado pelas pressões sociais, culturais e políticas da época.
Freud revelou que somos movidos pelo inconsciente e que as estruturas internas moldam nossas escolhas e relações. O objetivo dessa prática, pra mim, é promover autoconhecimento e emancipação, ajudando o indivíduo a lidar com conflitos e amarras morais para construir uma vida mais autônoma, criativa e livre dentro da sociedade.
Citação de Leandro Zacharias Goncalves em julho 14, 2026, 2:20 pmO nascimento da psicanálise representou uma mudança radical na forma de compreender o sofrimento psíquico. Freud percebeu que a razão não dá ao ser humamo o controle e o ascesso a todos o nossos traumas,desejos medos e ações. Freud descobriu que é no inconsciente que esses processos mentais se encontram e ficam inacessíveis à nossa consciência.
O nascimento da psicanálise representou uma mudança radical na forma de compreender o sofrimento psíquico. Freud percebeu que a razão não dá ao ser humamo o controle e o ascesso a todos o nossos traumas,desejos medos e ações. Freud descobriu que é no inconsciente que esses processos mentais se encontram e ficam inacessíveis à nossa consciência.