A relação entre literatura,psicanálise e filosofia
Citação de Joel da Silva Santos em julho 22, 2026, 6:07 pmDesde a Grécia antiga, através dos filósofos e escritores, havia um grande interesse no conhecimento do homem como ser pensante e tendo um papel de protagonismo no mundo. O que o afligia, seus medos e suas contradições. A psicanálise de Freud procurou se aprofundar no entendimento do eu psico do ser humano, buscando compreender o seu inconsciente, o que se passa nesse lugar onde ninguém pode ver, mas está lá. O que eu vejo, é a busca da compreensão do ser humano, do entender esse ser e sua complexidade.
Desde a Grécia antiga, através dos filósofos e escritores, havia um grande interesse no conhecimento do homem como ser pensante e tendo um papel de protagonismo no mundo. O que o afligia, seus medos e suas contradições. A psicanálise de Freud procurou se aprofundar no entendimento do eu psico do ser humano, buscando compreender o seu inconsciente, o que se passa nesse lugar onde ninguém pode ver, mas está lá. O que eu vejo, é a busca da compreensão do ser humano, do entender esse ser e sua complexidade.