Aprendizado do capítulo O conceito do eu é da personalidade
Citação de Leandro Zacharias Goncalves em julho 26, 2026, 6:58 pmFreud vê o eu como algo que se forma gradualmente após o nascimento, a partir das sensações corporais, do narcisismo primário e do olhar dos pais, consolidando-se por identificações ao longo da vida. Já constituído, o eu funciona como mediador entre os impulsos do isso, as exigências morais do supereu e as limitações do mundo externo. Para lidar com esse conflito usa mecanismos de defesa inconscientes (repressão, projeção, deslocamento, formação reativa, regressão, racionalização). A sublimação é apresentada como o mecanismo mais saudável, que transforma impulsos destrutivos em atividades culturalmente valorizadas (arte, esporte, trabalho).
Freud vê o eu como algo que se forma gradualmente após o nascimento, a partir das sensações corporais, do narcisismo primário e do olhar dos pais, consolidando-se por identificações ao longo da vida. Já constituído, o eu funciona como mediador entre os impulsos do isso, as exigências morais do supereu e as limitações do mundo externo. Para lidar com esse conflito usa mecanismos de defesa inconscientes (repressão, projeção, deslocamento, formação reativa, regressão, racionalização). A sublimação é apresentada como o mecanismo mais saudável, que transforma impulsos destrutivos em atividades culturalmente valorizadas (arte, esporte, trabalho).