Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Aprendizado módulo III

O Eu se origina a partir do corpo. Ao nascer, o indivíduo está em estado de desamparo e precisa do cuidado de outra pessoa para organizar suas sensações. Por isso, Freud aponta que o Eu é essencialmente um Eu corporal. No início, o desenvolvimento passa pelo narcisismo primário, onde há uma sensação de onipotência. Com o tempo e o contato com a realidade, a criança passa para o narcisismo secundário e forma o Ideal do Eu, direcionando sua atenção para o mundo externo e para as regras sociais.

A estrutura da personalidade é dividida em três partes:

• Id: A parte totalmente inconsciente, onde ficam as pulsões. Funciona pelo princípio do prazer, buscando a satisfação imediata.

• Ego: A parte mediadora, guiada pelo princípio da realidade. Busca o equilíbrio entre as vontades do Id, a realidade e as regras do Superego, utilizando mecanismos de defesa para lidar com a ansiedade.

• Superego: A consciência moral e crítica, formada a partir da internalização das leis, normas e proibições da sociedade.

Por fim, a psicanálise dialoga com a neurociência, como nos estudos de António Damásio sobre o Self. O Eu corporal freudiano corresponde ao Self central (o mapeamento das sensações físicas do corpo), enquanto o Eu estruturado pela linguagem equivale ao Self autobiográfico, que constrói a nossa história e nossas memórias.