Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Atendimento psicanalítico

Na psicanálise, o primeiro atendimento é fundamental para criar o vínculo entre paciente e analista e estabelecer o “enquadramento” — o conjunto de regras e condições que guiam o processo terapêutico.

Para o Psicanalista:

• Estabeleça o enquadramento: explique frequência, duração e honorários das sessões.

• Escute atentamente: ouça sem interrupções, julgamentos ou conselhos. Observe pausas, silêncios e contradições.

• Use a paráfrase: reformule o que o paciente diz para demonstrar escuta e compreensão.

• Faça perguntas pontuais: por exemplo, “O que o trouxe até aqui?” ou “Como tem sido sua rotina?”.

• Evite interpretações precoces: foque na construção de confiança nas primeiras sessões.

Para o Paciente:

• Fale livremente: compartilhe pensamentos e sentimentos, mesmo que pareçam confusos.

• Não se preocupe com diagnósticos: fale sobre o que sente, sem precisar nomear sintomas.

• Faça perguntas: tire dúvidas sobre o processo e o papel do analista.

• Avalie a relação: perceba se se sente à vontade e seguro com o profissional.

PSICANALISTA: Boa tarde. Gostaria que você se sentisse à vontade para falar sobre aquilo que considera importante. Não é necessário organizar previamente o que vai dizer. Podemos começar pelo motivo que fez você procurar atendimento neste momento.

PACIENTE: Eu tenho me sentido muito angustiado ultimamente. Parece que minha cabeça não para.

PSICANALISTA: Você percebe uma angústia que tem ocupado bastante os seus pensamentos.

PACIENTE: Sim. Principalmente à noite. Fico pensando em várias coisas e não consigo descansar.

PSICANALISTA: Quando você diz que fica pensando em várias coisas, o que costuma aparecer nesses pensamentos?

PACIENTE: Trabalho, problemas familiares... coisas que aconteceram há muito tempo também.

PSICANALISTA: Coisas do passado também aparecem nesses momentos.

PACIENTE: Aparecem. Às vezes nem entendo por que estou pensando naquilo.

PSICANALISTA: Você percebe que algumas lembranças surgem sem que consiga identificar imediatamente o motivo.

PACIENTE: Exatamente.

PSICANALISTA: E o que você sente quando essas lembranças aparecem?

PACIENTE: Sinto culpa. Às vezes raiva também.

PSICANALISTA: Culpa e raiva.

PACIENTE: Sim. Acho que talvez eu tenha feito algumas coisas erradas.

PSICANALISTA: Você se pergunta se algumas situações do passado podem estar relacionadas ao que sente hoje.

PACIENTE: Acho que sim.

PSICANALISTA: Podemos explorar isso ao longo dos atendimentos. Não precisamos encontrar uma explicação imediatamente. É importante que você possa falar sobre aquilo que surgir, inclusive quando não parecer fazer sentido.

PACIENTE: Tenho algumas coisas que nunca contei para ninguém.

PSICANALISTA: Você sente que existem coisas que ainda não conseguiu contar a ninguém.

PACIENTE: Sim.

PSICANALISTA: Aqui, você poderá falar sobre elas no seu tempo. Não é necessário contar tudo hoje.

Apresentação do enquadre

PSICANALISTA: Antes de continuarmos, gostaria de explicar como funcionará o nosso trabalho. As sessões terão duração aproximada de 50 minutos e ocorrerão em horário previamente combinado. A frequência será definida de acordo com a proposta do tratamento, podendo ser de uma ou mais sessões por semana.

Também é importante mantermos o horário estabelecido, porque a regularidade faz parte do próprio processo analítico. Questões relacionadas a faltas, atrasos, férias e pagamentos também serão combinadas previamente para que o enquadre fique claro para nós dois.

PACIENTE: Entendi.

PSICANALISTA: Alguma dúvida sobre como funcionará?

PACIENTE: Não. Acho que estou entendendo.

PSICANALISTA: Então podemos continuar a partir daquilo que você trouxe hoje. Você falou sobre angústia, pensamentos que aparecem à noite e algumas lembranças que provocam culpa e raiva. O que você gostaria de falar primeiro?

PACIENTE: Acho que quero falar sobre uma situação que aconteceu com meu pai.

PSICANALISTA: Você gostaria de falar sobre algo relacionado ao seu pai.

PACIENTE: Sim. Acho que talvez tudo tenha começado naquela época.

PSICANALISTA: Quando você diz “talvez tudo tenha começado naquela época”, o que significa para você?

PACIENTE: Eu não sei exatamente... mas é uma coisa que sempre volta.

PSICANALISTA: Uma lembrança que continua retornando.

PACIENTE: Isso.

PSICANALISTA: Pode falar um pouco mais sobre essa situação.

O primordial e extremamente importante é que o psicanalista não conduza o paciente para uma resposta previamente estabelecida. Ele oferece um espaço de escuta para que o próprio paciente possa construir e elaborar aquilo que está trazendo.

Por tanto, no primeiro atendimento, em vez de dizer “isso acontece porque você tem um conflito com seu pai”, seria mais adequado perguntar: “O que faz você relacionar essa situação com o que está sentindo atualmente?”. Isso evita uma interpretação precipitada e permite que o sentido seja construído a partir do discurso do próprio paciente.