Auto erotismo e o estádio do espelho
Citação de Cristina Chagas em outubro 21, 2023, 10:45 pmFicou bem simples de compreender o estádio do espelho com a explicação do vídeo, foi interessante perceber que a criança leva algum tempo para perceber a si mesma enquanto indivíduo e acredito eu que cada criança deve conseguir realizar isso num tempo diferente. Sobre a questão do auto erotismo que acontece diante do espelho, é como se a criança ao se perceber enquanto indivíduo dentro do espelho e diante de si mesma, contempla apaixonadamente a sua imagem, como no mito de Narciso, ao mesmo tempo em que ao sorrir para si mesma, busca no adulto o olhar de aprovação ou de mostrar ao outro que ela já é capaz de reconhecer a si mesma. A parte que mais me impactou foi entender que o espelho é tudo aquilo que é capaz de devolver para nós, a nossa imagem, o espelho são as pessoas com quem convivemos, o espelho são os grupos ou qualquer ambiente que possa refletir quem somos. O ser humano está sempre buscando esse lugar de identidade e de pertencimento e em outros momentos, tentando fugir de suas sombras, ou fugir da verdade daquilo que é, ele evita tudo o pode refletir quem ele é.
Ficou bem simples de compreender o estádio do espelho com a explicação do vídeo, foi interessante perceber que a criança leva algum tempo para perceber a si mesma enquanto indivíduo e acredito eu que cada criança deve conseguir realizar isso num tempo diferente. Sobre a questão do auto erotismo que acontece diante do espelho, é como se a criança ao se perceber enquanto indivíduo dentro do espelho e diante de si mesma, contempla apaixonadamente a sua imagem, como no mito de Narciso, ao mesmo tempo em que ao sorrir para si mesma, busca no adulto o olhar de aprovação ou de mostrar ao outro que ela já é capaz de reconhecer a si mesma. A parte que mais me impactou foi entender que o espelho é tudo aquilo que é capaz de devolver para nós, a nossa imagem, o espelho são as pessoas com quem convivemos, o espelho são os grupos ou qualquer ambiente que possa refletir quem somos. O ser humano está sempre buscando esse lugar de identidade e de pertencimento e em outros momentos, tentando fugir de suas sombras, ou fugir da verdade daquilo que é, ele evita tudo o pode refletir quem ele é.