Como construímos nosso "eu" sem perceber
Citação de Cristiane da Silva Vassao Barreto em julho 9, 2026, 1:31 pmO nosso "eu" não nasce pronto. Segundo Freud, ele se forma a partir do corpo e das experiências, indo das sensações básicas até o desenvolvimento de uma identidade. É interessante perceber como o id é esse reservatório de impulsos inconscientes, enquanto o ego tenta equilibrar nossos desejos com a realidade e o superego carrega as regras que nós internalizamos. No fim, o nosso comportamento é sempre um resultado dessa negociação constante entre id, ego e superego, muitas vezes sem que a gente perceba.
O nosso "eu" não nasce pronto. Segundo Freud, ele se forma a partir do corpo e das experiências, indo das sensações básicas até o desenvolvimento de uma identidade. É interessante perceber como o id é esse reservatório de impulsos inconscientes, enquanto o ego tenta equilibrar nossos desejos com a realidade e o superego carrega as regras que nós internalizamos. No fim, o nosso comportamento é sempre um resultado dessa negociação constante entre id, ego e superego, muitas vezes sem que a gente perceba.