Compreender melhor o outro e nós mesmos
Citação de Cristiane da Silva Vassao Barreto em julho 6, 2026, 11:19 pmNeste primeiro módulo, vimos que a Psicanálise trouxe uma nova forma de compreender o ser humano, entendendo que nem tudo o que fazemos ou sentimos é consciente. Isso me fez refletir, porque muitas vezes julgamos nossas atitudes e as das outras pessoas apenas pelo que conseguimos ver, sem levar em consideração que podem existir conflitos e desejos inconscientes influenciando nossos comportamentos e os dos outros. Buscar essa compreensão pode nos tornar mais cuidadosos ao interpretar o outro e até mais compreensivos conosco mesmos. Isso traz benefícios à saúde mental de todos e pode nos ajudar a lidar melhor com os problemas em nossas vidas. Foi um dos pontos que mais me marcou nesta unidade. E vocês, qual conceito mais chamou a atenção de vocês nesta primeira etapa do curso?
Neste primeiro módulo, vimos que a Psicanálise trouxe uma nova forma de compreender o ser humano, entendendo que nem tudo o que fazemos ou sentimos é consciente. Isso me fez refletir, porque muitas vezes julgamos nossas atitudes e as das outras pessoas apenas pelo que conseguimos ver, sem levar em consideração que podem existir conflitos e desejos inconscientes influenciando nossos comportamentos e os dos outros. Buscar essa compreensão pode nos tornar mais cuidadosos ao interpretar o outro e até mais compreensivos conosco mesmos. Isso traz benefícios à saúde mental de todos e pode nos ajudar a lidar melhor com os problemas em nossas vidas. Foi um dos pontos que mais me marcou nesta unidade. E vocês, qual conceito mais chamou a atenção de vocês nesta primeira etapa do curso?