Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Personalidade

Com base no e-Book "Conceito do Eu e da Personalidade", compreendo o Eu, ou Ego, como a instância psíquica desenvolvida a partir do Id pelo contato com a realidade externa. Enquanto o Id opera pelo princípio do prazer, buscando satisfação imediata, e o Supereu representa as normas morais e ideais internalizados, o Eu trabalha sob o princípio da realidade. Sua função é mediar esses conflitos. O Eu precisa negociar as exigências pulsionais do Id, as censuras do Supereu e as limitações do mundo real, buscando uma saída que preserve o sujeito. Para isso, ele lança mão dos chamados mecanismos de defesa, como recalque, projeção e sublimação, para lidar com a angústia. Na formação da personalidade, o Eu é a instância central. É a qualidade dessa mediação que vai definir os traços de caráter de um sujeito. Um Eu fortalecido consegue fazer acordos mais equilibrados, resultando numa personalidade mais flexível. Já um Eu fragilizado, submetido excessivamente ao Id ou ao Supereu, pode gerar personalidades marcadas pela impulsividade ou por uma rigidez moral excessiva.

Portanto, a personalidade não é uma estrutura fixa, mas o resultado dinâmico da forma como o Eu, ao longo da história do sujeito, conseguiu gerenciar seus conflitos internos e externos.