Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Rafael Malheiros em maio 26, 2026, 1:34 pmA psicanálise concebida por Sigmund Freud revolucionou o olhar médico ao valorizar as teorias dos próprios pacientes, estruturando-se a partir de pilares fundamentais como o inconsciente, a sexualidade, o complexo de Édipo e as pulsões. Um dos aspectos centrais dessa abordagem é o processo de constituição do "eu" (ego), que não nasce pronto; ele emerge inicialmente como um eu corporal e vai se estruturando de forma dialética com o outro a partir do narcisismo primário e de identificações que substituem escolhas de objetos perdidos. Ao longo do desenvolvimento, o indivíduo lida com uma cisão psíquica original (Spaltung) gerada pelo choque entre suas exigências pulsionais internas e os limites impostos pela realidade externa. Paralelamente, a psicanálise define a personalidade como um sistema dinâmico constituído por três instâncias interdependentes: o id, o ego e o superego. O id opera desde o nascimento de forma totalmente inconsciente e impessoal, servindo como o reservatório caótico das pulsões e buscando a satisfação imediata sob o princípio do prazer. O ego desenvolve-se a partir do contato do id com o mundo externo, agindo sob o princípio da realidade como um regulador que toma decisões e emprega mecanismos de defesa inconscientes para conter a ansiedade. Por fim, o superego se forma na infância através da internalização das normas, proibições e valores dos pais e da sociedade, funcionando como uma espécie de juiz ou consciência moral que busca a perfeição e restringe os impulsos do id.
A psicanálise concebida por Sigmund Freud revolucionou o olhar médico ao valorizar as teorias dos próprios pacientes, estruturando-se a partir de pilares fundamentais como o inconsciente, a sexualidade, o complexo de Édipo e as pulsões. Um dos aspectos centrais dessa abordagem é o processo de constituição do "eu" (ego), que não nasce pronto; ele emerge inicialmente como um eu corporal e vai se estruturando de forma dialética com o outro a partir do narcisismo primário e de identificações que substituem escolhas de objetos perdidos. Ao longo do desenvolvimento, o indivíduo lida com uma cisão psíquica original (Spaltung) gerada pelo choque entre suas exigências pulsionais internas e os limites impostos pela realidade externa. Paralelamente, a psicanálise define a personalidade como um sistema dinâmico constituído por três instâncias interdependentes: o id, o ego e o superego. O id opera desde o nascimento de forma totalmente inconsciente e impessoal, servindo como o reservatório caótico das pulsões e buscando a satisfação imediata sob o princípio do prazer. O ego desenvolve-se a partir do contato do id com o mundo externo, agindo sob o princípio da realidade como um regulador que toma decisões e emprega mecanismos de defesa inconscientes para conter a ansiedade. Por fim, o superego se forma na infância através da internalização das normas, proibições e valores dos pais e da sociedade, funcionando como uma espécie de juiz ou consciência moral que busca a perfeição e restringe os impulsos do id.