Conceito do Eu e da Personalidade
Citação de Cicero PEREIRA em maio 26, 2026, 1:46 pmResumo: Conceito do Eu e da Personalidade
Processo de constituição do eu (Freud)
O "eu" não nasce pronto: se forma ao longo do desenvolvimento, a partir da relação entre o indivíduo e o mundo. Começa com a percepção do próprio corpo e da separação entre "eu" e "outro", passa pela vivência de desejos, limites e regras impostas pela família e sociedade. É uma construção contínua, resultado do equilíbrio entre os impulsos internos e as exigências externas.Definições
- Personalidade: Conjunto único de características, pensamentos, sentimentos e comportamentos que definem cada pessoa, estáveis ao longo do tempo e que moldam como nos relacionamos com o mundo.
- Psicanálise: Teoria e método criado por Freud que estuda a mente humana, destacando o papel do inconsciente, dos desejos reprimidos e dos conflitos internos na formação da personalidade e no comportamento.Estrutura da personalidade: Id, Ego e Superego
- Id: Parte primitiva, presente desde o nascimento. É a fonte dos desejos, impulsos e instintos (especialmente de vida e morte). Funciona pelo princípio do prazer: busca satisfação imediata, sem regras ou lógica.
- Ego: Surge para mediar o Id e o mundo externo. Funciona pelo princípio da realidade: organiza os desejos, avalia o que é possível ou permitido e busca formas seguras e aceitáveis de satisfazer necessidades. É o centro da consciência e da tomada de decisão.
- Superego: Representa as regras, valores, moral e ideais que aprendemos com a família, a cultura e a sociedade. Funciona como uma "consciência", julgando o que é certo ou errado, gerando culpa ou orgulho. É o oposto dos impulsos do Id, impondo limites e exigências.Em resumo: a personalidade é o resultado do equilíbrio dinâmico entre esses três elementos — quando há harmonia, a pessoa funciona bem; quando há conflito excessivo, surgem dificuldades emocionais.
Resumo: Conceito do Eu e da Personalidade
Processo de constituição do eu (Freud)
O "eu" não nasce pronto: se forma ao longo do desenvolvimento, a partir da relação entre o indivíduo e o mundo. Começa com a percepção do próprio corpo e da separação entre "eu" e "outro", passa pela vivência de desejos, limites e regras impostas pela família e sociedade. É uma construção contínua, resultado do equilíbrio entre os impulsos internos e as exigências externas.
Definições
- Personalidade: Conjunto único de características, pensamentos, sentimentos e comportamentos que definem cada pessoa, estáveis ao longo do tempo e que moldam como nos relacionamos com o mundo.
- Psicanálise: Teoria e método criado por Freud que estuda a mente humana, destacando o papel do inconsciente, dos desejos reprimidos e dos conflitos internos na formação da personalidade e no comportamento.
Estrutura da personalidade: Id, Ego e Superego
- Id: Parte primitiva, presente desde o nascimento. É a fonte dos desejos, impulsos e instintos (especialmente de vida e morte). Funciona pelo princípio do prazer: busca satisfação imediata, sem regras ou lógica.
- Ego: Surge para mediar o Id e o mundo externo. Funciona pelo princípio da realidade: organiza os desejos, avalia o que é possível ou permitido e busca formas seguras e aceitáveis de satisfazer necessidades. É o centro da consciência e da tomada de decisão.
- Superego: Representa as regras, valores, moral e ideais que aprendemos com a família, a cultura e a sociedade. Funciona como uma "consciência", julgando o que é certo ou errado, gerando culpa ou orgulho. É o oposto dos impulsos do Id, impondo limites e exigências.
Em resumo: a personalidade é o resultado do equilíbrio dinâmico entre esses três elementos — quando há harmonia, a pessoa funciona bem; quando há conflito excessivo, surgem dificuldades emocionais.