Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise: Psicanálise ClínicaConceito do Eu e da PersonalidadeConceito do Eu e da Personalidade
Conceito do Eu e da Personalidade
10 Posts
#1 · junho 23, 2026, 2:22 am
Citação de Luiz Antonio De Almeida Souza em junho 23, 2026, 2:22 amAo estudar o conceito do Eu e da personalidade em Freud, compreendi que o Eu não nasce pronto, mas é construído gradualmente a partir das experiências corporais, das relações com outras pessoas e do contato com a realidade. Inicialmente, o indivíduo encontra-se em uma condição de desamparo e dependência, sendo por meio dos vínculos afetivos que começa a formar uma imagem de si mesmo e do mundo ao seu redor.Outro ponto que me chamou a atenção foi a importância do corpo na constituição do Eu. Freud afirma que o Eu é, antes de tudo, um Eu corporal, ou seja, sua formação está relacionada às sensações de prazer e desprazer vividas pelo sujeito. Nesse sentido, o corpo não é apenas uma estrutura biológica, mas também a base sobre a qual se desenvolvem a identidade, os sentimentos e a própria experiência de ser alguém.Também compreendi que a personalidade resulta da interação entre diferentes instâncias psíquicas. O Id representa os impulsos e desejos, o Supereu está ligado às normas e valores internalizados, e o Eu atua como mediador entre as exigências internas e a realidade externa. Esse equilíbrio é fundamental para o funcionamento psíquico e para a adaptação do indivíduo ao mundo.Por fim, considero que o estudo desse tema amplia nossa compreensão sobre a subjetividade humana, mostrando que a construção da personalidade envolve fatores biológicos, emocionais, sociais e relacionais. O Eu é resultado de um processo contínuo de organização das experiências vividas, permanecendo em constante transformação ao longo da vida.
Ao estudar o conceito do Eu e da personalidade em Freud, compreendi que o Eu não nasce pronto, mas é construído gradualmente a partir das experiências corporais, das relações com outras pessoas e do contato com a realidade. Inicialmente, o indivíduo encontra-se em uma condição de desamparo e dependência, sendo por meio dos vínculos afetivos que começa a formar uma imagem de si mesmo e do mundo ao seu redor.
Outro ponto que me chamou a atenção foi a importância do corpo na constituição do Eu. Freud afirma que o Eu é, antes de tudo, um Eu corporal, ou seja, sua formação está relacionada às sensações de prazer e desprazer vividas pelo sujeito. Nesse sentido, o corpo não é apenas uma estrutura biológica, mas também a base sobre a qual se desenvolvem a identidade, os sentimentos e a própria experiência de ser alguém.
Também compreendi que a personalidade resulta da interação entre diferentes instâncias psíquicas. O Id representa os impulsos e desejos, o Supereu está ligado às normas e valores internalizados, e o Eu atua como mediador entre as exigências internas e a realidade externa. Esse equilíbrio é fundamental para o funcionamento psíquico e para a adaptação do indivíduo ao mundo.
Por fim, considero que o estudo desse tema amplia nossa compreensão sobre a subjetividade humana, mostrando que a construção da personalidade envolve fatores biológicos, emocionais, sociais e relacionais. O Eu é resultado de um processo contínuo de organização das experiências vividas, permanecendo em constante transformação ao longo da vida.
Clique para não gostei.0Clique para gostei.0
