Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceito do Eu e da Pesonalidade

Sobre  o  Texto  ,  a  diferença  central  entre  o  conceito  de  'eu ' em  Freud  e  o  de  'self'  em  Damasio  reside  na  ênfase:  Freud  foca  nos  aspectos psicológicos  e  inconscientes  do  eu ,  moldado  por  experiências  e  conflitos  internos ,  enquanto  Damasio  enfatiza  a  dimensão  biológica  e  corporal   do  self,  construído  a  partir  de  sensações  e  percepções  corporais.  Para  Freud,  o  eu  é  uma  estrutura  psíquica  em  constante  negociação  entre desejos  e  realidade,  enquanto  para  Damasio,  o  self  é  uma  experiência  corporal  sentida  e  integrada  ao  mundo.  Ambos  são  importantes  para  a compreensão  da  consciência,  mas  abordam-na  de  perspectivas  diferentes.
Como  foi  citado  , um  filme  do  "black  mirror" ,  em  um  módulo  passado , assim  cito  o  filme : " cópias  de  volta  a  vida "  ou  a  introdução  da     consciência  em  outro  corpo , robótico  ou  mesmo  humano , aonde  a  experiência  sempre  fracassava  por  ausência  da  "imagem"  ou  "eu"  total  do  ser  não  inserido  no  seu  complexo  neurológico  ou  sua  rede  neurológica ,  pelo  exemplo  da  ficção , assim  seria  o  Self  ou  a  totalidade  do  ser , desta  forma  seria  um  princípio  anatômico  fisiológico  narcisista  ? De  qualquer  forma  o  exposto  por  Freud , em  si  já  é  a  divisão  do  que  não  é dividido ,  mas  necessariamente  evocado  para  a  funcionalidade  do  aparelho  psíquico ,  ou  seja , a  função  operacional  do  inconsciente  se  faz  no recalque , o  consciente , o  ego s e  localiza , se  referencia , entre  repressões  e  pulsões ,  entre  id  e  superego ,  entre  o  idealizado  e  não  realizado.
O  eu  é  como  um  ponto  flutuante  entre  as  suas  experiências  e  seus  conflitos  internos ,  numa  questão  de  uma  afirmação  contínua ,  mas  nem tudo  está  bem ,  existe  algo  lá  guardado  que  nega  a  afirmação ,  como  também  coexiste  a  manutenção  do  que  o  mantém  ou  que  propicia  a  sua existência  e também  existe  onde  queremos  colocar  ou  posicionar  o  nosso  eu  ou  quem  sabe  a expressão  libidinal  de  narcisismo ,  parece  como um  diálogo  na  própria  consciência  a  evocar  os  nossos  medos ,  as  experiências  passadas  e  todas  as  negações ou  se  não ,  ao  não  evocar ,  como errante  a  repetir  os  mesmos  erros  , em  um  automatismo  de  repetição.
Assim  o  eu  tenta  equilibrar  as  demandas  do  id  e  do  superego ,  buscando  satisfação  e  adaptação  a  realidade , a  síntese  é  a  personalidade  ou  o resultado  desse  processo  complexo  e  dinâmico...

filosofia.elias@hotmail.com has reacted to this post.
filosofia.elias@hotmail.com

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.