Conceito do Eu e da Pesonalidade
Citação de Manoel Luiz Giraldi Junior em outubro 25, 2024, 10:07 pmSobre o Texto , a diferença central entre o conceito de 'eu ' em Freud e o de 'self' em Damasio reside na ênfase: Freud foca nos aspectos psicológicos e inconscientes do eu , moldado por experiências e conflitos internos , enquanto Damasio enfatiza a dimensão biológica e corporal do self, construído a partir de sensações e percepções corporais. Para Freud, o eu é uma estrutura psíquica em constante negociação entre desejos e realidade, enquanto para Damasio, o self é uma experiência corporal sentida e integrada ao mundo. Ambos são importantes para a compreensão da consciência, mas abordam-na de perspectivas diferentes.
Como foi citado , um filme do "black mirror" , em um módulo passado , assim cito o filme : " cópias de volta a vida " ou a introdução da consciência em outro corpo , robótico ou mesmo humano , aonde a experiência sempre fracassava por ausência da "imagem" ou "eu" total do ser não inserido no seu complexo neurológico ou sua rede neurológica , pelo exemplo da ficção , assim seria o Self ou a totalidade do ser , desta forma seria um princípio anatômico fisiológico narcisista ? De qualquer forma o exposto por Freud , em si já é a divisão do que não é dividido , mas necessariamente evocado para a funcionalidade do aparelho psíquico , ou seja , a função operacional do inconsciente se faz no recalque , o consciente , o ego s e localiza , se referencia , entre repressões e pulsões , entre id e superego , entre o idealizado e não realizado.
O eu é como um ponto flutuante entre as suas experiências e seus conflitos internos , numa questão de uma afirmação contínua , mas nem tudo está bem , existe algo lá guardado que nega a afirmação , como também coexiste a manutenção do que o mantém ou que propicia a sua existência e também existe onde queremos colocar ou posicionar o nosso eu ou quem sabe a expressão libidinal de narcisismo , parece como um diálogo na própria consciência a evocar os nossos medos , as experiências passadas e todas as negações ou se não , ao não evocar , como errante a repetir os mesmos erros , em um automatismo de repetição.
Assim o eu tenta equilibrar as demandas do id e do superego , buscando satisfação e adaptação a realidade , a síntese é a personalidade ou o resultado desse processo complexo e dinâmico...
Sobre o Texto , a diferença central entre o conceito de 'eu ' em Freud e o de 'self' em Damasio reside na ênfase: Freud foca nos aspectos psicológicos e inconscientes do eu , moldado por experiências e conflitos internos , enquanto Damasio enfatiza a dimensão biológica e corporal do self, construído a partir de sensações e percepções corporais. Para Freud, o eu é uma estrutura psíquica em constante negociação entre desejos e realidade, enquanto para Damasio, o self é uma experiência corporal sentida e integrada ao mundo. Ambos são importantes para a compreensão da consciência, mas abordam-na de perspectivas diferentes.
Como foi citado , um filme do "black mirror" , em um módulo passado , assim cito o filme : " cópias de volta a vida " ou a introdução da consciência em outro corpo , robótico ou mesmo humano , aonde a experiência sempre fracassava por ausência da "imagem" ou "eu" total do ser não inserido no seu complexo neurológico ou sua rede neurológica , pelo exemplo da ficção , assim seria o Self ou a totalidade do ser , desta forma seria um princípio anatômico fisiológico narcisista ? De qualquer forma o exposto por Freud , em si já é a divisão do que não é dividido , mas necessariamente evocado para a funcionalidade do aparelho psíquico , ou seja , a função operacional do inconsciente se faz no recalque , o consciente , o ego s e localiza , se referencia , entre repressões e pulsões , entre id e superego , entre o idealizado e não realizado.
O eu é como um ponto flutuante entre as suas experiências e seus conflitos internos , numa questão de uma afirmação contínua , mas nem tudo está bem , existe algo lá guardado que nega a afirmação , como também coexiste a manutenção do que o mantém ou que propicia a sua existência e também existe onde queremos colocar ou posicionar o nosso eu ou quem sabe a expressão libidinal de narcisismo , parece como um diálogo na própria consciência a evocar os nossos medos , as experiências passadas e todas as negações ou se não , ao não evocar , como errante a repetir os mesmos erros , em um automatismo de repetição.
Assim o eu tenta equilibrar as demandas do id e do superego , buscando satisfação e adaptação a realidade , a síntese é a personalidade ou o resultado desse processo complexo e dinâmico...
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱
The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.