Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Conceitos do Eu e da Personalidade na Psicanálise

05 de junho de 2026

O Eu e a Personalidade na Psicanálise

Segundo Freud, pioneiro da psicanálise, o eu (ego) é a instância psíquica responsável por mediar a relação entre os desejos internos, as exigências da realidade e os valores morais do indivíduo. Em sua formulação clássica, a personalidade organiza-se em três dimensões principais: id, ego e superego.

O id representa os impulsos mais primitivos do sujeito, ligados ao prazer, aos desejos e às necessidades instintivas. O superego corresponde às normas, valores e ideais internalizados, adquiridos por meio da experiência e das relações sociais, funcionando como uma consciência moral. Entre ambos, o ego busca equilíbrio, avaliando possibilidades, consequências e limites impostos pela realidade.

A personalidade não é entendida como algo fixo, mas como uma construção dinâmica, formada pela história de vida, pelas relações afetivas e pelos conflitos conscientes e inconscientes. Muitas vezes, pensamentos, emoções e comportamentos são influenciados por conteúdos que permanecem fora da consciência.

Para a psicanálise, amadurecer não significa eliminar conflitos, mas desenvolver maior capacidade de reconhecê-los, compreendê-los e integrá-los à própria experiência. Assim, o autoconhecimento propõe um processo contínuo de escuta de si mesmo, permitindo que o sujeito viva com mais liberdade, responsabilidade e autenticidade diante de sua própria história.

Roberto Melo
Estudante de Psicanálise Clínica
Designer de Arquiteturas Relacionais IA