Conhecendo o EU.
Citação de Kleber Dias De Lucena em julho 14, 2026, 8:31 pmEm Freud, o eu é concebido como uma instância psíquica que se forma a partir do contato com a realidade e da necessidade de mediar os impulsos internos e as exigências externas. Ele não é um centro autônomo e soberano, mas uma estrutura constantemente pressionada pelo isso, que representa os desejos inconscientes, pelo supereu, que encarna as normas e ideais internalizados, e pelo mundo externo, que impõe limites e condições. O eu busca satisfazer os impulsos do id de maneira compatível com a realidade, ao mesmo tempo em que tenta atender às exigências morais do supereu. Para lidar com esses conflitos, utiliza mecanismos de defesa, como repressão, negação ou projeção, que permitem ao sujeito manter uma certa estabilidade psíquica. Freud descreve o eu como parcialmente consciente, mas profundamente influenciado pelo inconsciente, o que revela sua fragilidade e sua posição de constante negociação. É através do eu que o indivíduo constrói uma sensação de identidade e continuidade, ainda que sempre submetido às tensões entre prazer, moral e realidade.
Em Freud, o eu é concebido como uma instância psíquica que se forma a partir do contato com a realidade e da necessidade de mediar os impulsos internos e as exigências externas. Ele não é um centro autônomo e soberano, mas uma estrutura constantemente pressionada pelo isso, que representa os desejos inconscientes, pelo supereu, que encarna as normas e ideais internalizados, e pelo mundo externo, que impõe limites e condições. O eu busca satisfazer os impulsos do id de maneira compatível com a realidade, ao mesmo tempo em que tenta atender às exigências morais do supereu. Para lidar com esses conflitos, utiliza mecanismos de defesa, como repressão, negação ou projeção, que permitem ao sujeito manter uma certa estabilidade psíquica. Freud descreve o eu como parcialmente consciente, mas profundamente influenciado pelo inconsciente, o que revela sua fragilidade e sua posição de constante negociação. É através do eu que o indivíduo constrói uma sensação de identidade e continuidade, ainda que sempre submetido às tensões entre prazer, moral e realidade.