Conhecimetos Adquiridos: Relacao Compreensiva e a Relacao com o Real.
Citação de Ketrin Luana Yamashita em outubro 31, 2025, 9:00 pmDurante este módulo, compreendi a importância dos registros do imaginário, simbólico e real dentro do campo da Psicanálise. A partir da teoria lacaniana pude perceber como esses três registros se entrelaçam e estruturam o sujeito. O imaginário se relaciona a imagem e a construção do "eu", aquilo que nos dá uma sensação de unidade mas que também pode nos aprisionar em identificações. O simbólico, por sua vez, representa a linguagem, as leis e os significantes que nos inserem na cultura e organizam nossas experiências. Já o real é aquilo que escapa a simbolização, o que não pode ser totalmente dito ou representado. Entender essas dimensões me fez refletir sobre como a imagem que temos de nós mesmos, e a forma como representamos o mundo, são tentativas de dar sentido ao que é, em essência, impossivel de ser plenamente compreendido. Na clínica, essa compreensão ajuda a intepretar as falas e os sintomas como manifestações desses registros, permitindo ao analista acolher o sujeito com singularidade e na sua relação com o real.
Durante este módulo, compreendi a importância dos registros do imaginário, simbólico e real dentro do campo da Psicanálise. A partir da teoria lacaniana pude perceber como esses três registros se entrelaçam e estruturam o sujeito. O imaginário se relaciona a imagem e a construção do "eu", aquilo que nos dá uma sensação de unidade mas que também pode nos aprisionar em identificações. O simbólico, por sua vez, representa a linguagem, as leis e os significantes que nos inserem na cultura e organizam nossas experiências. Já o real é aquilo que escapa a simbolização, o que não pode ser totalmente dito ou representado. Entender essas dimensões me fez refletir sobre como a imagem que temos de nós mesmos, e a forma como representamos o mundo, são tentativas de dar sentido ao que é, em essência, impossivel de ser plenamente compreendido. Na clínica, essa compreensão ajuda a intepretar as falas e os sintomas como manifestações desses registros, permitindo ao analista acolher o sujeito com singularidade e na sua relação com o real.