Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 27 of 28Next

a) Mediação pois tanto o professor quanto o aluno são ativos na interação social entre eles

 

b) Para saber como cada sujeito deve se comportar em contextos como este

 

c) O professor deve ensinar a matéria e o aluno estudar e tirar suas dúvidas

No caso demonstrado, temos a percepção, e a interação em ensinar a matéria que é o que: André se dispõe a aprender e o professor está disposto a ensinar!

A - No caso mencionado houve uma interação de igual de participação, pq houve ação para atuarem na mesma interação.

B - A importância se estar no comportamento envolvido e como isso se encaixa na teoria estudada.

C - Contexto : os dois estão ali pela aula de matemática.

Ação : O prof para ensinar , e o aluno para aprender.

Consequência: é a mesma, pois o prof quer ensinar o André frações e o André (aluno) quer aprender frações.

 

E só haverá interação mediada pelo interesse do professor impactar no entrelaçamento com Andre para que haja o envolvimento social

Aqui estão as respostas para as perguntas sugeridas:

a) A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de participação ou mediação? Justifique.

Sim, a situação apresenta um caso de interação social por meio de participação. A interação ocorre entre o professor Pedro e o aluno André. O professor participa ativamente ao ensinar frações, e o aluno participa ao aprender. Essa troca é uma forma de interação educacional em que o professor atua diretamente sobre o comportamento do aluno, sem a necessidade de uma mediação externa.

b) Por que é importante identificar o tipo de interação em casos como esse?

É importante identificar o tipo de interação para compreender as dinâmicas que influenciam o aprendizado. No caso da interação por participação, o professor e o aluno estão diretamente envolvidos, o que permite um feedback imediato e ajusta o processo de ensino de acordo com a resposta do aluno. Compreender essas interações ajuda a aprimorar as estratégias pedagógicas e facilita intervenções mais eficazes no processo de ensino-aprendizagem.

c) Descreva os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação.

Os sistemas entrelaçados de comportamento envolvem a ação do professor e a resposta do aluno. O professor (Pedro) age ao ensinar frações (ação), o que provoca um comportamento de aprendizado no aluno (André). O aluno responde ao comportamento do professor ao aprender frações. Esse ciclo de ação e reação forma um sistema de reforço mútuo, no qual o professor ajusta seu método de ensino conforme o progresso do aluno, e o aluno se desenvolve com base no ensino do professor. As contingências reforçam o comportamento de ambos, criando uma relação de dependência entre ensino e aprendizado.

Essas respostas trazem uma visão geral  comportamental à luz da teoria de Skinner, focando na participação direta e no comportamento observável.

 

O comportamento social, segundo B.F. Skinner, pode ser compreendido à luz da teoria do behaviorismo radical, que enfatiza a observação de comportamentos e o impacto do ambiente nas ações dos indivíduos.

Alguns pontos principais sobre o comportamento social segundo Skinner:

-Interação Social, neste exemplo por medio de participação

-Modelagem de Comportamento:  técnica em que comportamentos complexos são ensinados gradualmente através de reforços sucessivos. Isso pode ser aplicado em contextos sociais, onde comportamentos desejados são reforçados até que sejam plenamente aprendidos.

As ideias de Skinner podem ser aplicadas em diversas áreas, como educação, treinamento e terapia comportamental, onde técnicas de reforço são utilizadas para promover comportamentos sociais desejáveis.

 

o interesse mutuo faz com que o ambiente se alinhe as expectativas de ambos

Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:57 pm

De acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, precisa existir o que se chama de “sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento”. Esses sistemas caracterizam a interação entre as tríplices contingências. As tríplices contingências representam descrições de relações entre eventos como: o comportamento de duas ou mais pessoas, pois todo comportamento acontece em um determinado contexto e gera uma consequência.

Hoje está cada vez mais difícil um comportamento em sociedade como Skiner descreveu.  Em uma sociedade  evoluída só os melhores ontem lugar, ontem espaço sem contar com lucro em cima dos menos favorecidos.

O processo de troca de informações emissão x recepção. Professor e Aluno leva à transmissão de conhecimento.

Comportamento em que há a mediação de outra pessoa na ação analisada: Um professor ensinando uma nova língua para um aprendiz — Nesse caso, a ação analisada é o processo de ensino realizado pelo professor. Nesse processo, a ação do professor é mediada pela ação do aluno (conforme o aluno vai aprendendo ou demonstrando dificuldades, o professor vai elaborando sua estratégia de ensino). Ou seja, nesse exemplo, o comportamento da outra pessoa (aluno) impacta no comportamento do indivíduo analisado (professor).

A tríplice contingência do comportamento de um indivíduo é mediada pela resposta e pela consequência do comportamento de outro. Essa relação entre as tríplices contingências de duas ou mais pessoas é conhecida como “sistemas entrelaçados de resposta’ ou ‘sistemas entrelaçados de comportamento”

PreviousPage 27 of 28Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱