Desafio
Citação de Gabriel Vasconcellos em novembro 15, 2024, 4:08 pmParticipação
Para que se possa compreender o contexto social que está ocorrendo...
Ação "ato de explicar do professor" reação do aluno com a aula "sua participação" e consequencia "seu aprendizado"
Participação
Para que se possa compreender o contexto social que está ocorrendo...
Ação "ato de explicar do professor" reação do aluno com a aula "sua participação" e consequencia "seu aprendizado"
Citação de Jussara Valentim da Silva Santos em novembro 16, 2024, 6:01 pmA interação entre o aluno e o professor, está servindo como estímulo positivo para o aprendizado do aluno.
A interação entre o aluno e o professor, está servindo como estímulo positivo para o aprendizado do aluno.
Citação de Andreia Selma Strumendo em novembro 24, 2024, 10:43 pmO estudo de caso no ambiente social envolve Pedro professor que se relaciona com André aluno o primeiro tem o objetivo de ensinar e o segundo o objetivo de aprender ) essa interação envolve o comportamento social de ambos que interfere um sobre o outro e consequentemente e são denominados de sistemas entrelaçados de relações.
O estudo de caso no ambiente social envolve Pedro professor que se relaciona com André aluno o primeiro tem o objetivo de ensinar e o segundo o objetivo de aprender ) essa interação envolve o comportamento social de ambos que interfere um sobre o outro e consequentemente e são denominados de sistemas entrelaçados de relações.
Citação de Suzi Helena Strumendo em novembro 24, 2024, 11:35 pmNo caso em parte o ambiente envolve Pedro com interação com o aluno André, onde o papel de Andre aprende o que Pedro ensina, ambos tem em foco em comum a interação um para passar o conhecimento e outro em aprender relação de ambos se cruzam onde o dar e o receber se fundem no sistema entrelaçado cada um com o seu foco na sociedade .
No caso em parte o ambiente envolve Pedro com interação com o aluno André, onde o papel de Andre aprende o que Pedro ensina, ambos tem em foco em comum a interação um para passar o conhecimento e outro em aprender relação de ambos se cruzam onde o dar e o receber se fundem no sistema entrelaçado cada um com o seu foco na sociedade .
Citação de Leandro da Silva Costa em novembro 27, 2024, 5:53 pmA interação social entre o professor Pedro e o aluno André pode ser entendida como mediação, pois envolve a transmissão e construção de conhecimento com o auxílio do professor como mediador. Pedro utiliza estratégias e recursos didáticos para facilitar a compreensão de André sobre frações, atuando como uma ponte entre o conteúdo matemático e o entendimento do aluno. Esse tipo de interação não se limita a uma troca direta de informações, mas inclui processos mais complexos, como explicações, estímulos à reflexão e o uso de exemplos práticos que promovem a aprendizagem. Identificar casos de interação como esse é importante porque ajuda a compreender os papéis desempenhados por cada participante no processo de aprendizagem. Saber se a interação é mediada ou participativa esclarece as responsabilidades e o foco do processo. Enquanto a mediação destaca o papel do professor como facilitador, a participação enfatiza a colaboração ativa de ambos. Essa diferenciação é crucial para planejar intervenções pedagógicas adequadas e garantir que o aprendizado ocorra de forma eficaz e significativa. Os sistemas entrelaçados nessa situação incluem, primeiramente, o sistema interpessoal, que envolve a relação direta entre Pedro e André, caracterizada pela troca de informações, estímulos emocionais como a animação e os sorrisos, e o engajamento mútuo. Em seguida, temos o sistema pedagógico, que organiza a interação em torno de um objetivo específico, o ensino de frações, utilizando métodos e recursos didáticos. Outro sistema presente é o cultural, que fornece a base para o uso das frações como ferramenta prática e conceitual no cotidiano, estabelecendo as normas e valores que sustentam a interação educacional. Por último, o sistema cognitivo está presente tanto no professor, ao adaptar seu ensino às necessidades do aluno, quanto no aluno, que constrói ativamente sua compreensão sobre o tema. A análise dessa situação revela a complexidade da interação social no contexto educacional, destacando a importância da mediação e dos diversos sistemas que convergem para possibilitar o aprendizado. Essa compreensão é essencial para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e adaptado às necessidades individuais.
A interação social entre o professor Pedro e o aluno André pode ser entendida como mediação, pois envolve a transmissão e construção de conhecimento com o auxílio do professor como mediador. Pedro utiliza estratégias e recursos didáticos para facilitar a compreensão de André sobre frações, atuando como uma ponte entre o conteúdo matemático e o entendimento do aluno. Esse tipo de interação não se limita a uma troca direta de informações, mas inclui processos mais complexos, como explicações, estímulos à reflexão e o uso de exemplos práticos que promovem a aprendizagem. Identificar casos de interação como esse é importante porque ajuda a compreender os papéis desempenhados por cada participante no processo de aprendizagem. Saber se a interação é mediada ou participativa esclarece as responsabilidades e o foco do processo. Enquanto a mediação destaca o papel do professor como facilitador, a participação enfatiza a colaboração ativa de ambos. Essa diferenciação é crucial para planejar intervenções pedagógicas adequadas e garantir que o aprendizado ocorra de forma eficaz e significativa. Os sistemas entrelaçados nessa situação incluem, primeiramente, o sistema interpessoal, que envolve a relação direta entre Pedro e André, caracterizada pela troca de informações, estímulos emocionais como a animação e os sorrisos, e o engajamento mútuo. Em seguida, temos o sistema pedagógico, que organiza a interação em torno de um objetivo específico, o ensino de frações, utilizando métodos e recursos didáticos. Outro sistema presente é o cultural, que fornece a base para o uso das frações como ferramenta prática e conceitual no cotidiano, estabelecendo as normas e valores que sustentam a interação educacional. Por último, o sistema cognitivo está presente tanto no professor, ao adaptar seu ensino às necessidades do aluno, quanto no aluno, que constrói ativamente sua compreensão sobre o tema. A análise dessa situação revela a complexidade da interação social no contexto educacional, destacando a importância da mediação e dos diversos sistemas que convergem para possibilitar o aprendizado. Essa compreensão é essencial para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e adaptado às necessidades individuais.
Citação de Conca em dezembro 2, 2024, 12:53 amA situação apresentada por meio de interação social e mediação, ocorre porque o comportamento do professor Pedro é impactado pelo comportamento do aluno André, Pedro como professor, participa ativamente ao ensinar frações, enquanto André como aluno participa ao estudar e aprender essas frações. Essa característica de interatividade direta entre os dois indivíduos, estão engajados em um comportamento que influencia o outro estabelecendo uma dinâmica de troca e aprendizado.
É importante identificar o tipo de interação porque, de acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, o tipo de interação entre as pessoas deve ser a mediação, logo a imagem retrata um comportamento social que desenvolve as habilidades sociais e emocionais criando um ciclo onde cada ação influencia a outra.
Os sistemas entrelaçados de comportamento demostram como as ações dos indivíduos estão interconectados e como cada um contribui para o comportamento do outo, refletindo a complexidade das interações sociais em ambientes educacionais. As consequências do comportamento do educador são sob mediação das ações do aluno e seus resultados, que como descrito no texto é estudar e aprender as frações.
A situação apresentada por meio de interação social e mediação, ocorre porque o comportamento do professor Pedro é impactado pelo comportamento do aluno André, Pedro como professor, participa ativamente ao ensinar frações, enquanto André como aluno participa ao estudar e aprender essas frações. Essa característica de interatividade direta entre os dois indivíduos, estão engajados em um comportamento que influencia o outro estabelecendo uma dinâmica de troca e aprendizado.
É importante identificar o tipo de interação porque, de acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, o tipo de interação entre as pessoas deve ser a mediação, logo a imagem retrata um comportamento social que desenvolve as habilidades sociais e emocionais criando um ciclo onde cada ação influencia a outra.
Os sistemas entrelaçados de comportamento demostram como as ações dos indivíduos estão interconectados e como cada um contribui para o comportamento do outo, refletindo a complexidade das interações sociais em ambientes educacionais. As consequências do comportamento do educador são sob mediação das ações do aluno e seus resultados, que como descrito no texto é estudar e aprender as frações.
Citação de Igor Costa Braz em dezembro 8, 2024, 11:18 pmAtravés de estímulos, podemos obter respostas, o que fica visível no comportamento do professor, que ao ensinar, lança sobre o aluno o comportamento de atenção que resulta no aprendizado, isso mostra que a interação ocorre de forma em muitas vezes organizadas.
Através de estímulos, podemos obter respostas, o que fica visível no comportamento do professor, que ao ensinar, lança sobre o aluno o comportamento de atenção que resulta no aprendizado, isso mostra que a interação ocorre de forma em muitas vezes organizadas.
Citação de Lucilia da silva almeida rodrigues em dezembro 9, 2024, 1:20 pmA situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de mediação.
Justificativa:
De acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, é necessário que haja um sistema entrelaçado de respostas, em que o comportamento de uma pessoa influencia o de outra dentro de uma tríplice contingência. No exemplo dado:
1. Comportamento de Pedro (mediação):
• Contexto: Aula de matemática.
• Ação: Ensinar frações.
• Consequência: André aprende frações.
Pedro atua como mediador no processo de aprendizagem, fornecendo instruções, exemplos ou feedback que facilitam o comportamento de André.
2. Comportamento de André (participação):
• Contexto: Aula de matemática.
• Ação: Estudar frações.
• Consequência: Aprender frações.
O comportamento de André (participar do estudo) é uma resposta ao contexto criado pela ação do professor (ensinar frações).
A relação entre os dois exemplifica a mediação social, pois o professor, com suas ações, cria contingências que influenciam o comportamento de André (aprender). Por outro lado, a participação de André também é essencial, pois ele precisa se engajar ativamente no processo para que a aprendizagem ocorra.
A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de mediação.
Justificativa:
De acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, é necessário que haja um sistema entrelaçado de respostas, em que o comportamento de uma pessoa influencia o de outra dentro de uma tríplice contingência. No exemplo dado:
1. Comportamento de Pedro (mediação):
• Contexto: Aula de matemática.
• Ação: Ensinar frações.
• Consequência: André aprende frações.
Pedro atua como mediador no processo de aprendizagem, fornecendo instruções, exemplos ou feedback que facilitam o comportamento de André.
2. Comportamento de André (participação):
• Contexto: Aula de matemática.
• Ação: Estudar frações.
• Consequência: Aprender frações.
O comportamento de André (participar do estudo) é uma resposta ao contexto criado pela ação do professor (ensinar frações).
A relação entre os dois exemplifica a mediação social, pois o professor, com suas ações, cria contingências que influenciam o comportamento de André (aprender). Por outro lado, a participação de André também é essencial, pois ele precisa se engajar ativamente no processo para que a aprendizagem ocorra.
Citação de Eliane André Evangelista em dezembro 9, 2024, 1:42 pmNo caso em que o professor de matemática em sua aula tenta ensinar a seus alunos frações, podemos dizer que há uma interação social mediadora , pois o comportamento operante de uma pessoa impacta sobre o comportamento operante da outra.
Nesse caso, objetivo da relação entre 0 0rganismo e o meio é obter uma resposta positiva ao ao estímulo oferecido pelo professor , para se chegar ao fim desejado é preciso que ocorra a contingência tríplice , a situação apresentada ou estímulo que é a experiência vivida pelo indivíduo que produz uma resposta capaz de alterar o ambiente, ou seja é a interação do estímulo, da resposta e a consequência, o que também é chamado de sistemas entrelaçados de comportamentos.
No caso em que o professor de matemática em sua aula tenta ensinar a seus alunos frações, podemos dizer que há uma interação social mediadora , pois o comportamento operante de uma pessoa impacta sobre o comportamento operante da outra.
Nesse caso, objetivo da relação entre 0 0rganismo e o meio é obter uma resposta positiva ao ao estímulo oferecido pelo professor , para se chegar ao fim desejado é preciso que ocorra a contingência tríplice , a situação apresentada ou estímulo que é a experiência vivida pelo indivíduo que produz uma resposta capaz de alterar o ambiente, ou seja é a interação do estímulo, da resposta e a consequência, o que também é chamado de sistemas entrelaçados de comportamentos.
Citação de Cintia Alves em dezembro 27, 2024, 12:16 pmDentro do contexto comportamento social, no exemplo citado, o aluno "copia" o que e ensinado pelo professor para realizar os exercicios de matematica. Existe uma interacao social entre ensinar e receber a informacao.
Dentro do contexto comportamento social, no exemplo citado, o aluno "copia" o que e ensinado pelo professor para realizar os exercicios de matematica. Existe uma interacao social entre ensinar e receber a informacao.