Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 29 of 29

Nessa problemática apresentada, percebo tanto a mediação quanto a participação.

O objetivo final só será alcançado por meio da mediação do professor e também da participação do aluno, faltando qualquer uma dessas o resultado será fracassado.

O processo ensino-aprendizagem é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos. Mais do que “ensino” e “aprendizagem”, como se fossem processos independentes da ação humana, há os processos comportamentais que recebem o nome de “ensinar” e de “aprender”.

sistemas entrelaçados no ensino - aprendizagem

Os sistemas entrelaçados no ensino-aprendizagem referem-se à complexa rede de interações comportamentais entre professores e alunos. Aqui estão alguns pontos importantes sobre esse tema:

  1. Interações Comportamentais: O processo de ensino-aprendizagem é visto como um sistema de interações comportamentais. Isso significa que tanto o ensino quanto a aprendizagem são processos dinâmicos e interdependentes, influenciados pelas ações e reações de professores e alunos.
  2. Tecnologia e Metodologias Ativas: A integração de tecnologias educacionais e novas abordagens pedagógicas, como metodologias ativas, tem um papel significativo no ensino-aprendizagem. Essas abordagens promovem a interatividade e a participação ativa dos alunos, enriquecendo a experiência educacional.
  3. Gamificação: A gamificação e o uso de jogos de realidade alternativa são exemplos de metodologias ativas que podem ser aplicadas no ensino-aprendizagem. Essas técnicas envolvem os alunos de maneira lúdica e interativa, tornando o aprendizado mais envolvente e eficaz.
  4. Interdisciplinaridade: A interdisciplinaridade é um aspecto importante no ensino-aprendizagem, pois permite a integração de diferentes campos do saber. Isso enriquece a formação dos alunos e promove uma compreensão mais holística dos conteúdos

O desafio nos pede para descrever a triplice contingência do professor Pedro ao ensinar frações para André. Podemos analisar da seguinte forma:

  • Comportamento de Pedro: Ensinar frações para André (comportamento verbal, demonstrações no quadro, etc.).
  • Contexto: Sala de aula, material didático, presença de outros alunos.
  • Consequência: Aprendizado de André, feedback positivo do aluno, reforço do seu próprio comportamento de ensinar.

Analisando o comportamento de André:

O desafio também nos convida a analisar o comportamento de André. Para isso, podemos identificar:

  • Comportamento de André: Prestar atenção à aula, fazer perguntas, realizar exercícios.
  • Contexto: Sala de aula, presença do professor, material didático.
  • Consequência: Compreensão do conteúdo, aprovação do professor, reforço positivo (elogios, boas notas).

A interação social ocorre por meio da interação.

É por meio da interação e mediação que ocorre os processos de desenvolvimento do indivíduo. Os sistemas: motor, cognição, sensorial, social e afins, são exercitados, levando o indivíduo a sanar suas dúvidas e necessidades.

No contexto descrito no inforgráfico, a interação social só é possível por conta do interesse entre o desejo de educar e o de aprender ( sistemas entrelaçados).

A interação social tem a sua fundamentação por existência do professor e do aluno.

A) Mediação pois na ação analisada é o processo de ensino do professor e nesse processo a ação do professor é mediada pala ação do aluno que conforme vai aprendendo demostra dificuldades e o professor vai elaborando sua estratégia de ensino, sendo assim o comportamento do outro impacta no comportamento do individuo analisado que nesse caso é o professor.

B) Para saber  atraves da analise diferenciar da participação onde ve o outro como objeto fisico qualquer e na mediação o outro é visto como organismo vivo.

 

C) produção agregada com mediação e contingencias entrelaçadas.

C) estimulo -resposta - consequencia

Grasielia Machado Queiroz Brito has reacted to this post.
Grasielia Machado Queiroz Brito

O sistema entrelaçado de resposta ou comportamento de Skinner é uma conceito que caracteriza a intenção entre as tríplices cognitivas ele é usado para desenvolver comportamento sociais

De acordo com Bruce Frederick Skinner (2003) para um que um  comportamento seja considerado social, precisa existir o que chamamos de sistema entrelaçados ou sistema de entrelaçados de comportamento. Esses sistemas caracterizam a intenção entre as tríplices contingências que representam os comportamentos de duas ou mais pessoas, pensando nisso.

Skinner ressaltava que, para que um comportamento seja considerado social, deve ser compreendido dentro desse contexto interativo entre as pessoas e o ambiente. Ou seja, o comportamento de um indivíduo não ocorre de forma isolada; ele se entrelaça com o comportamento de outros e é influenciado pelas consequências proporcionadas por esse contexto social.

Portanto, no comportamento social, os sistemas entrelaçados de resposta são aqueles que envolvem essas interações e o impacto das contingências (antecedentes, comportamentos e consequências) sobre o comportamento individual e coletivo, criando um ciclo de feedback que influencia as ações dos envolvidos

a) Mediação: O Professor, neste contexto, utiliza de um terceiro elemento mediador, que são as técnicas pedagógicas  que utiliza para auxiliar André a aprender o conteúdo.

b) É importante pois permite compreender como as pessoas se relacionam, influenciam umas às outras e desenvolvem suas habilidades emocionais.

c) A interação Professor\estudante caracteriza a interação entre as tríplices contingências: Estímulo, Resposta, consequência. Para, segundo Skinner, ser considerado um comportamento social, têm que existir o que se chama de "sistemas entrelaçados de comportamento".

PreviousPage 29 of 29