Desafio
Citação de Geovania Durizzi em agosto 15, 2025, 3:53 pmAparentemente os objetivos são:
- Preservar e transmitir o conhecimento crítico antes da aposentadoria dos engenheiros seniores.
Formar novos profissionais aptos a substituir a equipe atual sem perda de qualidade.
Fortalecer a cultura organizacional e maior integração entre gerações de colaboradores.
Uma estratégia é implantar a mentoria interna com o apoio de uma consultoria interna
O objetivo é transferir o conhecimento tácito dos engenheiros mais experientes para os estagiários, garantindo que práticas e saberes acumulados sejam preservados. A mentoria interna favorece o aprendizado personalizado, enquanto a consultoria interna organiza e orienta o processo de forma estratégica, alinhada à cultura e às necessidades da empresa. Um plano de condução seria:
1) Mapeamento do conhecimento: Onde o consultor interno realiza o levantamento dos processos, habilidades e conhecimentos essenciais que os engenheiros seniores detêm e identifica quais competências não estão documentadas, mas que são fundamentais para o trabalho.
2) Seleção e preparação dos mentores: Escolher os engenheiros experientes dispostos e capacitados para o papel de mentores. Oferecer treinamento rápido sobre habilidades de mentoria: comunicação, feedback construtivo, empatia e estímulo à autonomia.
3) Seleção dos mentorados (estagiários): Definir critérios claros para escolha (perfil técnico, interesse pela área, potencial de desenvolvimento). Alinhar as expectativas sobre responsabilidades e objetivos do programa de mentoria.
4) Definir o plano de desenvolvimento: Elaborando um cronograma com etapas progressivas: observação, acompanhamento em atividades, execução supervisionada e, por fim, execução autônoma. Incluindo tarefas desafiadoras e metas de curto e médio prazo.
5) Registrar de maneira sistemática o conhecimento: Criando manuais, vídeos ou check-lists durante o processo, para que o conhecimento transmitido se torne tangível e acessível futuramente. Registrar boas práticas e soluções de problemas frequentes.
6) Acompanhamento e avaliação: O consultor interno realizaria reuniões periódicas para avaliar progresso, resolver barreiras e ajustar o programa. Usando indicadores como: tempo de adaptação dos estagiários, qualidade das entregas e integração cultural.
7) Preparação para a autonomia: Ir reduzindo gradualmente o acompanhamento direto, permitindo que os novos profissionais assumam responsabilidades plenas. E por fim realizar um evento para reconhecimento formal da conclusão do programa e incentivo à continuidade do aprendizado.
Aparentemente os objetivos são:
- Preservar e transmitir o conhecimento crítico antes da aposentadoria dos engenheiros seniores.
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Formar novos profissionais aptos a substituir a equipe atual sem perda de qualidade.
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Fortalecer a cultura organizacional e maior integração entre gerações de colaboradores.
Uma estratégia é implantar a mentoria interna com o apoio de uma consultoria interna
O objetivo é transferir o conhecimento tácito dos engenheiros mais experientes para os estagiários, garantindo que práticas e saberes acumulados sejam preservados. A mentoria interna favorece o aprendizado personalizado, enquanto a consultoria interna organiza e orienta o processo de forma estratégica, alinhada à cultura e às necessidades da empresa. Um plano de condução seria:
1) Mapeamento do conhecimento: Onde o consultor interno realiza o levantamento dos processos, habilidades e conhecimentos essenciais que os engenheiros seniores detêm e identifica quais competências não estão documentadas, mas que são fundamentais para o trabalho.
2) Seleção e preparação dos mentores: Escolher os engenheiros experientes dispostos e capacitados para o papel de mentores. Oferecer treinamento rápido sobre habilidades de mentoria: comunicação, feedback construtivo, empatia e estímulo à autonomia.
3) Seleção dos mentorados (estagiários): Definir critérios claros para escolha (perfil técnico, interesse pela área, potencial de desenvolvimento). Alinhar as expectativas sobre responsabilidades e objetivos do programa de mentoria.
4) Definir o plano de desenvolvimento: Elaborando um cronograma com etapas progressivas: observação, acompanhamento em atividades, execução supervisionada e, por fim, execução autônoma. Incluindo tarefas desafiadoras e metas de curto e médio prazo.
5) Registrar de maneira sistemática o conhecimento: Criando manuais, vídeos ou check-lists durante o processo, para que o conhecimento transmitido se torne tangível e acessível futuramente. Registrar boas práticas e soluções de problemas frequentes.
6) Acompanhamento e avaliação: O consultor interno realizaria reuniões periódicas para avaliar progresso, resolver barreiras e ajustar o programa. Usando indicadores como: tempo de adaptação dos estagiários, qualidade das entregas e integração cultural.
7) Preparação para a autonomia: Ir reduzindo gradualmente o acompanhamento direto, permitindo que os novos profissionais assumam responsabilidades plenas. E por fim realizar um evento para reconhecimento formal da conclusão do programa e incentivo à continuidade do aprendizado.