Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 11 of 67Next

A escola bhaviorista,enfrenta seus desafios,desde a antiguidade,preco -nceitos, perseguição assim como a: pisicanálise.Alguns alunos não se adaptaram a novos conceitos.    Tinham os alunos altistas,outras ciências em acenção etc.

São os fenomenos não observaveis

é preciso apresentar os estímulos corretos e repetições do exercícios.

Pelo que entendi até o momento o desafio consiste no binômio estímulo e aprendizado.

Uma espécie de ação e reação. Entender um comportamento compete ao profissional buscar entender quais estímulos estão internalizados na realidade observada. Positivos ou negativos.

 

No behaviorismo clássico (John B. Watson) é considerado comportamento o que é possível ser observado de maneira objetiva.

E no behaviorismo radical (B. F. Skinner) um comportamento, não precisa ser observado por outras pessoa.

Note que behaviorismo metodológico; radical, parece se antagonizar. Partindo por essa premissa, acredito que uma dificuldade para o behaviorismo é conciliar estímulos e resultados adequados no sujeito/organismo.

comportamentalismo um fluxo evolutivo,já é público, não esta mais escondido no sujeito ,é o desafio encontrar  solução   ,vamos as análises  do comportamento, usando a ciência como objeto psicologia ,à  Pavlov São  atribuídos os primeiros estudos,é essa é a nossa aprendizagem

Na escola do interior onde estudei, éramos condicionado ao barulho da sineta, naquele horário (X), que eram divididos por vários momentos, estávamos sendo condicionados à entrada, intervalos, término de intervalos, e final de aulas, resquícios de Pavlov, que fez o mesmo com cães, no início do Século XX, usando alimentos, água e campainhas em suas experiências, condicionado assim esses animais aos reflexos condicionados por estímulos condicionantes. Disso resulta aos treinamentos desses animais por condicionamentos de seus reflexos que são naturais por um método em que procura determinado comportamento. Estímulo – Resposta.

Segundo o behaviorismo, todo o comportamento pode ser modulado. Podemos induzir um comportamento através de estímulos condicionais, como as recompensas, por exemplo. Do mesmo modo, as punições serviriam como estímulo para que o indivíduo evitasse agir de forma contrária ao pretendido. O processo de aprendizado pode ser beneficiado pelos estímulos de recompensas.

Na perspectiva da teoria behavioristaa aprendizagem é vista como o resultado de um processo condicionado em que as respostas ou reações são associadas a estímulos, estabelecendo uma conexão entre o estímulo e a reação conseguidas após várias tentativas e erros.

O principal pressuposto da teoria é que a aprendizagem em geral, é sinónimo de formação de hábitos e seus princípios que são:

  • A aprendizagem acontece através da repetição a estímulos;
  • Os reforços positivos e negativos têm influência fundamental para a formação dos hábitos desejados;
  • A aprendizagem ocorre melhor se as atividades forem graduadas.Críticas da Teoria Behaviorista
    • Concentram-se nos comportamentos externos, nos resultados finais obtidos e descuram os processos internos;
    • Perdem a visão de conjunto da tarefa de aprendizagem, esta teoria não trás significados.
    • Relegam o educando para um plano inferior, despersonalizando-o, considerando-o como um passivo, moldável, dependente do educador que o leva a atingir um fim previamente estabelecido.

Creio que o maior desafio pensemos nos dias de hoje seria a do comportamento virtual, onde vivemos ainda mais em uma sociedade virtual. Uma condição boa de comportamento no sentido de relacionamento com a sociedade se torna prazeroso, agora como observar um comportamento virtual? Ou podemos falar que é robótico.

PreviousPage 11 of 67Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱