Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 12 of 67Next

È o chamado maria vai com as outras....todo comportamento é copiado.

Alguém estipula, ensina e automaticamente todos produzem da mesma forma aprendida.

Só estando fora do contexto psicológico sadio , para sair desse padrão.

Os maiores desafios são encarar o processo comportamental, que se divide em: estímulo, resposta e consequência.

A aprendizagem, portanto, segundo o behaviorismo [comportamentalismo, do inglês "behavior", "comportamento"], é uma sucessão de causa e efeito, onde, o sujeito que ensina, o faz mudando o ambiente inicial com um estímulo de condicionamento: o indivíduo que aprende, recebe uma "punição" no caso de não realizar a contento a proposta oferecida, por exemplo, um choque elétrico, ou um "presente", por exemplo, um pedaço de carne. Tal experiência foi feita com cães.

Após serem condicionados a receber a carne quando tocasse um sinal sonoro, salivavam assim que ouviam o sinal, mesmo que não tivesse a carne. Todos esses procedimentos são comportamentalistas.

Destacar que ao se colocar tais estímulos, sejam positivos ou negativos. O ambiente e sujeito possam aprender e com reforço destes ter o resultado e a mudança esperado do seu antigo comportamento.

A escola behaviorismo tinha como principal intuito observar o comportamento humano, usavam-se estimulos para se ter uma resposta

Eu acredito que em um mundo cada vez mais atualizado e de constantes mudanças, o maior desafio do behaviorismo seria definir a sua teoria comportamental de forma precisa. As pessoas estão sempre se atualizando e mudando, tornando pensamentos e reações obsoletas com muito pouco tempo.

No entanto, a ênfase no comportamento observável começou a apresentar algumas
lacunas para a compreensão de comportamento do behaviorismo metodológico. Isso
ocorre quando se tenta explicar alguns comportamentos que não são possíveis de
serem observados, como, por exemplo, o fato de alguém sentir sede ou medo. Na
concepção do behaviorismo metodológico, esses comportamentos deveriam ser
descritos da forma mais real possível, o que fez a metodologia se aproximar bastante
da fisiologia, devido, principalmente, à dificuldade de se observar alguns
comportamentos (MATOS, 1995).

Com a expressão dessas lacunas, o behaviorismo metodológico começou a se
aproximar cada vez mais da fisiologia, na tentativa de explicar comportamentos que
não eram observáveis por outras pessoas. Entretanto, ainda assim, muitas lacunas
permaneceram em aberto, como, por exemplo, a compreensão das razões que fazem
alguém se comportar da forma como se comporta. Essas lacunas fizeram a escola
behaviorista ter a necessidade de se transformar e de evoluir sua compreensão de
comportamento. Essa transformação foi ocorrendo principalmente a partir das
contribuições de Skinner e do desenvolvimento do behaviorismo radical, como você
verá adiante (BAUM 2019).

O maior  desafio é ter uma percepção de causa e efeito no processo comportamental, prejudicando uma analise do objetivo.

Na base de mudança de comportamento, pela análise se entenderia que certos comportamentos o fazem de forma errada e trazem consequências não agradáveis, por isso deve-se trocar eles e para o estímulo de aprendizagem, onde mudaria, obteria a resposta e com isso a consequência, desta vez, favorável a evolução do paciente.

O desafio são os seus estímulos,  em consequência as suas respostas a ele.

O comportamento pode ser ou não estimulado, porque o indivíduo também aprende com a observação, e imitando outros comportamentos que nem sempre são estimulados, mas sim observados.

PreviousPage 12 of 67Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱