Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 13 of 56Next

No comportamento observável começou a apresentar algumas
lacunas para a compreensão de comportamento do behaviorismo metodológico. Isso
ocorre quando se tenta explicar alguns comportamentos que não são possíveis de
serem observados, como, por exemplo, o fato de alguém sentir sede ou medo. Na
concepção do behaviorismo metodológico, esses comportamentos deveriam ser
descritos da forma mais real possível, o que fez a metodologia se aproximar bastante
da fisiologia, devido, principalmente, à dificuldade de se observar alguns
comportamentos.
Com a expressão dessas lacunas, o behaviorismo metodológico começou a se
aproximar cada vez mais da fisiologia, na tentativa de explicar comportamentos que
não eram observáveis por outras pessoas. Entretanto, ainda assim, muitas lacunas
permaneceram em aberto, como, por exemplo, a compreensão das razões que fazem
alguém se comportar da forma como se comporta. Essas lacunas fizeram a escola
behaviorista ter a necessidade de se transformar e de evoluir sua compreensão de
comportamento.

A ideia motora do behaviorismo foi postular a psicologia como uma ciência do comportamento, dando "objetividade" e "materialidade" objetivando um estudo observável e mensurável do comportamento humano.

Com foco na causa real, essa escola ficou também conhecida como "Realista" por seu enfoque no método. Entretanto, a primeira escola, conehcida como "Behaviorismo metodológico" não conseguia explicar fatos concretos que "o outro" não conseguia enxergar, como sede, frio, medo, fome.

Skiner, por sua vez, tentou encontrar respostas que pudesses preencer as lacunas que seu antecessor havia deixado e ir ainda mais além. Desenvolveu o "Behaviorismo radical" baseando-se na compreensão pragmática, cuja visão sobre os fenômenos diverge do realismo, pois defende que a validade da ciência está no seu desenvolvimento prático. Esa compreensão pragmática entende que o que importa para a ciência não é a busca pela verdade e sim, a própria transição e evolução de um pensamento.

Para o behaviorismo radical, mesmo aquilo que não pode ser observado por outras pessoas, pode ser considerado como comprotamento.

De todo modo, o comportamentalismo estudado pelo behaviorismo compreende a aprendizagem como uma mudança permanetne no comportameneto humano e esse caráter dinâmino está associado à relação entre estímulos e respostas comportamentais de maneira objetiva.

Em suma, o enfoque da tese de Pavlov é o comportamento visível, já que o comportamento pode ser medido, ao contrário do pensamento. Pavlov deu assim início à sua análise sobre o comportamento humano com uma ênfase nos reflexos, que são nada mais do que a resposta automática aos estímulos do ambiente que nos rodeia.

Os desafios enfrentados pelo individuo seriam encontrar meios que propiciem a interação entre reforço e punição e as respostas comportamentais.

Grande desafio é a interação entre estímulo, resposta e consequência... Assim, o comportamento é moldado a partir dos efeitos que produz no meio.

Eu entendo que se trabalhamos com behaviorismo, estímulos para mudança de comportamento e evolução de quadros .Focar em uma análise minuciosa e nas mudanças de  comportamento me dá parâmetros  para ter resultados satisfatório.

O Behaviorismo ou comportamentalismo, refere-se ao estímulo do aprendizado, através de repetições.

Para obter o aprendizado é preciso realizar uma repetição mecânica, pois o fato de repetir várias vezes leva a memorização e posteriormente ao aprendizado. Portanto, o aprendizado é obtido por meio dos esforços na aquisição de novos comportamentos. O sujeito deve esforçar-se, praticar varias vezes uma ação para daí obter as respostas necessárias.

O Behaviorismo,também chamado de comportamentismo ou comportamentalismo,tem como objeto de estudo o comportamento.Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas acorda,ou seja, observando o comportamento.

No Behaviorismo, o aprendizado se dá pelo condicionamento, seja por estímulos positivos ou negativos e eventualmente punição. Ou seja, o aprendizado é obtido através de séries de repetições mecânicas, que possibilitam a memorização do comportamento ou estimulo desejado para posteriormente existir o aprendizado.

PreviousPage 13 of 56Next