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Desafio

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Os desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito que modela seu comportamento obtenha a aprendizagem está na compreensão que o comportamento não é algo fixo, mas sim algo que deve ser analisado por meio da interação entre organismo/sujeito e ambiente/estímulos ambientais. Assim, a aprendizagem comportamental ocorre em função da consequência que determinada resposta comportamental tem no ambiente. Dessa forma, pode-se afirmar que a aprendizagem é fruto da interação entre estímulo-resposta/consequência. No processo de modelagem, entende-se que um comportamento é “moldado” a partir dos efeitos que produz no meio. Quando um comportamento é bem-sucedido, a pessoa aprende que é interessante repetir aquele comportamento no futuro; já quando um comportamento é malsucedido, ou punido, a pessoa aprende que não é interessante repetir aquele comportamento no futuro.

Segundo estudiosos do behaviorismo, o conhecimento se estabelece a partir do estimulo ou da negação de comportamentos. Para obter o aprendizado é necessário realizar a repetição mecânica, pois ao repetir várias vezes uma mesma ação acontece a memorização e, na sequencia, a aprendizgem. Sendo assim, para o behaviorismo, o aprendizado se obtém por meio dos esforços de repetição e do estabelecimento de novos comportamentos. O sujeito deve esforçar-se, praticar várias vezes uma mesma ação, e só então obterá as respostas necessárias.

Citação de Carlos Jose em janeiro 11, 2022, 9:13 pm

Apresentar os estimulos corretos de acordo com o tipo esperado de reação do sujeito.

O estudo do comportamento observavél por outra pessoa, mas também descrito  pelo próprio sujeito que se comporta, por meio de análise das  evidência entre organismo e ambiente.

Ao meu ver o maior desafio para que o indivíduo atinja o sucesso no processo de modelagem do comportamento é em primeiro lugar definir qual comportamento deseja mudar, depois quais os processos serão adotados para que o indivíduo melhor se adapte a tal processo e em último e não menos importante seria a repetição do processo de forma sistemática e principalmente disciplinada.

O maior desafio seria conseguir adequar os novos ensinamentos para o sujeito que já está "acostumado" com o comportamento anterior. E o cuidado para não repetir as respostas negativas e assim alcançando o efeito desejado.

O maior desafio e aceitação da necessidade da mudança e a busca e compreensão de onde começar a trabalhar estes fatores.

A negação impedi o sucesso no processo .

A mudança também é uma fator de coragem e decisão.

para a escola behaviorista, a aprendizagem ocorre a partir
da interação de três elementos, destacados por Feldman (2015):
• estímulo (que é a situação presente ou antecessora — relacionada ao
ambiente);
• resposta (ação de fato do indivíduo);
• consequência (alteração no ambiente consequente àquela resposta, incluindo
reforço e punição

Assim, a aprendizagem comportamental ocorre em função da consequência que
determinada resposta comportamental tem no ambiente. Dessa forma, pode-se
afirmar que a aprendizagem é fruto da interação entre estímulo-respostaconsequência. Ou seja, é a partir da relação desses três elementos que uma pessoa
aprende, ou condiciona (termo bastante usado no behaviorismo), suas respostas
comportamentais para situações futuras (FELDMAN, 2015).

Creio eu que os desafios podem ser a rebeldia ou a apatia do sujeito que está sob modelagem: talvez ele se rebele contra os métodos de modelagem e não queira ter seu comportamento alterado, ou talvez ele seja apático e não está ligando para a modelagem comportamental ou sente que não tem forças. Por isso é necessário bastante cuidado e uma boa argumentação convincente para fazer com que o sujeito (ou paciente) veja a necessidade de mudança do seu comportamento.

Estudado o comportamento do paciente de a forma com o mesmo reconheça que quando evolui positavemente ele e recompensado e quando se evolui negativamente sofre perdas.

Poderem e de fundamental importância saber sobre o compartimento das pessoas que o cercam para ver se a uma necessidade de mudança comportamental também nos familiares.

Behaviorismo é uma teoria psicológica que objetiva estudar a psicologia através da observação do comportamento, com embasamento em metodologia objetiva e científica fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoção e sentimentos. É uma das três principais correntes da Psicologia, junto com a psicologia da forma (Gestalt) e psicologia analítica (Psicanálise). O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento. Os Behavioristas acreditam que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamentos. As figuras influentes do Behaviorismo incluem os psicólogos John B. Watson e B.F. Skinner, que estão associados ao condicionamento clássico e ao condicionamento operante, respectivamente. A Psicologia comportamental não possui um único conjunto de teorias, seus estudos são debatidos por diversos autores.  Os principais tipos de Behaviorismo são o Behaviorismo metodológico, influenciado pelo trabalho de John B. Watson, e o Behaviorismo radical, que foi iniciado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner. O Behaviorismo metodológico foi o ponto de partida do Behaviorismo, fundado por John B. Watson, com base nas teorias sobre condicionamento do russo Ivan Pavlov.  O Behaviorismo metodológico (ou clássico), se opõe ao mentalismo e introspeccionismo, ou seja, descarta os estudos relacionados à mente, pensamento e emoções. É baseado através de observação e experimentação.  Essa abordagem defende que o comportamento pode ser previsível e controlado a partir de estímulos.

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