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Desafio

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A aprendizagem comportamental ocorre em função da consequência que determinada resposta tem ao ambiente comportamental, sendo a aprendizagem fruto de interação entre estímulo-resposta-consequência. Assim, é a partir da relação  desses três elementos que a pessoa aprende, ou condiciona, suas respostas comportamentais para situações futuras.

O desenvolvimento behaviorista se enfatiza ao caráter comportamental.Que se compõe a estímulo resposta e consequência do indivíduo

O behaviorismo é uma abordagem que enfoca o estudo do comportamento observável e mensurável, considerando o ambiente como o principal determinante das respostas comportamentais. No entanto, o behaviorismo apresenta desafios específicos para quem tenta modelar o comportamento de um sujeito visando a aprendizagem. Alguns desses desafios incluem:

Complexidade do Comportamento: Comportamentos humanos e animais são muitas vezes complexos e multifacetados. Modelar e modificar comportamentos específicos pode ser desafiador quando o comportamento é influenciado por uma variedade de fatores internos e externos.

Indivíduos Únicos: Cada indivíduo é único em sua composição genética, história de vida e ambiente. O que funciona para modelar o comportamento de uma pessoa pode não funcionar igualmente para outra. Portanto, é necessário considerar as diferenças individuais ao tentar aplicar princípios behavioristas.

Resistência à Mudança: Alguns comportamentos podem estar profundamente enraizados e podem resistir a tentativas de modificação. Moldar comportamentos complexos ou alterar comportamentos arraigados pode levar tempo e paciência.

Variação Contextual: Comportamentos podem variar de acordo com diferentes contextos e ambientes. Uma pessoa pode se comportar de maneira diferente em casa, na escola e no trabalho, o que torna necessário adaptar as estratégias de modelagem a diferentes situações.

Efeitos Colaterais Não Intencionais: Mudar um comportamento específico pode ter efeitos não intencionais em outros comportamentos ou na pessoa como um todo. É importante considerar as ramificações de uma modificação comportamental antes de aplicá-la.

Consistência na Aplicação: Para que a aprendizagem seja eficaz, a aplicação consistente de reforços e estímulos é fundamental. A falta de consistência pode levar a resultados imprevisíveis e dificultar o processo de modelagem.

Ética e Autonomia: Modelar o comportamento de uma pessoa levanta questões éticas sobre a autonomia e o consentimento. Alterar o comportamento de alguém sem considerar suas preferências e direitos pode ser problemático.

A abordagem behaviorista é usada em diversos contextos, tanto na educação quanto em terapias com humanos e outros animais; embora seja importante reconhecer suas limitações e considerar outros enfoques.

Nem sempre é fácil lidar com as emoções, o bechaviorismo nos abrir um leque de opções, mais a resposta será sempre dada pelo o sujeito.

Para alcançar um resultado desejedo os atores devem compreender a sua situação e gerar sobre o prisma da mesma os estimulos externos, baseando nessa premissa da a influência do meio dita parte das regras de construção do individo o mesmo precisa de forma clara entender a sua dinamica social e a forma que ele influência seu meio.

Ao entender que parte comportamento será sempre o espelhamento e que a sua estrutura deve ser uma construção continua baseada em exemplos.

Encontrar os estímulos corretos para alcançar o objetivo desejado, já que os indivíduos devem assimilar os conteúdos através desses estímulos ao comportamento, estímulos esses que podem ser positivos ou negativos.

A repetição oferecida pelos estimulos , e levando em consideração as recompensas, pois nosso ego sempre vai ajudar no reforço positivo.

Na analise do comportamento, o objetivo é obter respostas dos indivíduos em diferentes situações, fazendo com o todo estímulo provoquem respostas emocionais afim de modelar a aprendizagem.

Behaviorismo surgiu no começo deste século como uma proposta para a Psicologia, para tomar como seu objeto de estudo o comportamento, ele próprio, e não como indicador de alguma outra coisa, como indício da existência de alguma outra coisa que se expressasse pelo ou através do comportamento.

A descoberta do comportamento e a resposta a estimulos foi excelente, rapidamente surge a pergunta, como modelar isso? quando estimular e com qual estimulo?

O condicionamento gerou precedentes para que artificialmente alteremos nossos comportamentos com ferramentas natas do ser humano.

 

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