Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 47 of 56Next

Fundador do behaviorismo John B watson

O behaviorismo apresenta desafios interessantes para o aprendizado do sujeito que modela seu comportamento. Alguns desses desafios incluem:

1. **Extinção do comportamento aprendido:** O behaviorismo destaca que comportamentos aprendidos podem ser extintos se não forem reforçados continuamente. Isso significa que o aprendizado pode ser temporário se não houver um reforço consistente.

2. **Generalização e discriminação:** Outro desafio é a generalização e discriminação de comportamentos. O sujeito pode ter dificuldade em discriminar quando um comportamento específico é apropriado, levando a respostas generalizadas em diferentes situações.

3. **Aprendizado de comportamentos complexos:** Ensinar comportamentos complexos pode ser um desafio, já que o behaviorismo muitas vezes se concentra em comportamentos observáveis e mensuráveis. Comportamentos cognitivos e emocionais podem ser mais difíceis de abordar nessa perspectiva.

4. **Comportamentos não reforçados:** Nem todos os comportamentos podem ser reforçados de forma eficaz, o que pode dificultar o aprendizado de certos comportamentos. Isso pode ser especialmente relevante em contextos onde o reforço é difícil de administrar.

5. **Indivíduos com necessidades especiais:** Para indivíduos com necessidades especiais, como autismo, pode ser desafiador encontrar formas eficazes de ensinar e reforçar comportamentos, já que suas respostas podem ser diferentes das consideradas típicas.

Em suma, o behaviorismo apresenta desafios interessantes para o aprendizado do sujeito, exigindo uma compreensão profunda dos princípios de aprendizagem e a aplicação cuidadosa de técnicas de modificação de comportamento.

O Behaviorismo é um processo onde o sujeito modela seu comportamento através de estímulos.

Na realização  dos comportamento, nota se que há uma repetição de um olhar copiado anteriormente, seja bom mal sucedido.

A escola behaviorista, fundada por John B. Watson e desenvolvida por B.F. Skinner, foca no estudo do comportamento observável e mensurável, considerando-o como resultado de interações com o ambiente. Na psicanálise, a abordagem behaviorista é aplicada de maneira a enfatizar a mudança de comportamento como objetivo terapêutico, muitas vezes através de técnicas como condicionamento operante e modelagem. Essa abordagem busca identificar e modificar comportamentos disfuncionais, substituindo-os por padrões mais adaptativos, sem se aprofundar em processos inconscientes como na abordagem psicanalítica tradicional.

Os desafios apresentados pelo behaviorismo na aprendizagem envolvem principalmente a ênfase no comportamento observável e na influência do ambiente, o que pode limitar a compreensão dos processos mentais internos que também afetam a aprendizagem. Esses desafios indicam a necessidade de uma abordagem mais holística na educação que considere todos os aspectos do desenvolvimento do aluno, incluindo cognitivo, emocional e social, além do comportamental.

Bem,  o aprendizado era obtido por meio dos esforços e também por aquisição de novos comportamentos. A pessoa deveria se esforçar,  praticar diversas vezes  uma ação a partir da pratica  obtinha as respostas necessárias.

Trabalhar o estímulo para ter resultados favoráveis

No behaviorismo o interessante é que o efeito que se espera  acontece através da repetição. E com isso o sujeito aprende o comportamento desejado.

 

Para responder a esse questionamento, deve-se ser levada em consideração a compreensão da relação existente entre estímulo e resposta comportamental, haja vista que quando se atua nos estímulos que antecedem as respostas comportamentais, é possível atuar no comportamento como um todo, aumentando ou diminuindo as chances de que uma resposta comportamental ocorra. Contudo, os desafios se apresentam e são enfrentados desde os primórdios da humanidade como a adaptabilidade, a relação entre causa e efeito, bem como a ação através de estímulos adequados e consequência por meio do comportamento esperado.

 

PreviousPage 47 of 56Next