Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 48 of 55Next

O maior desafio por si só já é obter um resultado eficaz, mediante que o estimulo aplicado a um paciente pode não ter o mesmo efeito quando aplicado um outro paciente com traumas diferentes, com crenças diferentes e com níveis intelectuais diferentes; Não existiria uma técnica que fosse regra para aplicar em todos os pacientes, sendo assim o estudo do comportamento de cada um individualmente se faz necessário quando aplicado outras técnicas de abordagem junto, investigando outras áreas junto para enfim determinar o fator comportamento sendo a base do estudo, ou seja pode-se observar que, se eliminar outras possibilidades de desturbios mentais antes de partir para o estudo do comportamento pode-se chegar a um resultado do estudo comportamental mais próximo possível do desejado.

Acredito q a aprendizagem é um comportamento e comportamentos podem ser modelados. Vejo como um dos grandes desafios na aprendizagem atual os tipos de reforçamento, qual a minha motivacão para aprender? ser premiado pelos pais, ganhar presentes e viagens, medo de apanhar caso não aprenda? Lembro q a minha motivação para aprender era q eu queria ler sozinha as revistas da Turma da Monica q tinha. Parece q hoje as crianças não tem motivação para aprender, depois da Internet e da facilidade de smartphones e tablets

A ESCOLA BEHAIVIORISTA, LIDERADA POR JONH B. WATSON E POSTERIORMENTE POR B.F. SKINNER, ENFATIZA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO OBSERVÁVEL E MENSURÁVEL, REJEITANDO A INVESTIGAÇÃO DA MENTE E DOS PROCESSOS INCONSCIENTE. ELAS SE CONCENTRAM NOS PRINCÍPIOS DO CONDICIONAMENTO CLÁSSICO E O OPERANTE, PARA EXPLICAR COMO O COMPORTAMENTO É ADQUIRIDO E MANTIDO ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE ESTÍMULOS E RESPOSTAS.

No behaviorismo o aluno é visto como passivo, já que suas atividades mentais são ignoradas, e a aprendizagem é definida como aquisição/ modificação de comportamentos. Sendo os comportamentos obtidos e condicionados por meio de reforço - estimulo da conduta desejada, logo o maior desafio é o ensino pela capacidade cognitiva além da prevalência do uso da consciência que é um elemento essencial do ser humano, porém ignorado no behaviorismo.

Para o behaviorismo, todo o comportamento pode ser modulado. Sendo assim, sempre que desejarmos ter um comportamento modificado, podemos fazer isso de forma a aproximar o sujeito do comportamento esperado. Por exemplo, quando desejamos que uma criança durma mais cedo, podemos fazer um acordo com ela.

Essa técnica foi revolucionária naquele momento, uma vez que abriu um leque de possibilidades para o adestramento. Quanto ao uso da mesma para a formação humana, penso que ela, por si mesma, não seja suficiente, apesar de que, em algum momento, posso ser útil na construção de hábitos que a longo prazo possa servir de ferramenta para o desenvolvimento do sujeito.

A aprendizagem é alcançada quando há interação de três elementos, destacados por Feldman: estímulo ( que é a situação presente ou antecessora - relacionada ao ambiente); resposta ( ação de fato do indivíduo); consequência ( alteração no ambiente consequente àquela resposta, incluindo reforço e punição).

O aprendizado é obtido por meio dos esforços e da aquisição de novos comportamentos, com a pratica repetitivas das ações para obter respostas necessárias, ou seja, uma repetição mecânica.

O maior desafio é desenvolver estímulos  para que o indivíduo obtenha as respostas desejáveis e apresente maior aprendizagem, modelando seu comportamento, a fim de perceber que aquela repetição lhe traz benefícios.

A escola behaviorista/comportamental considera o processo de construção do sujeito atraves do seu avanço na capacidade de aprender e de ser modelado pelo meio externo.

PreviousPage 48 of 55Next