Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 51 of 55Next

Apresentar o estímulo que o indivíduo seja avaliado positivo ou negativo.

A busca da causa e efeito (estímulo, resposta, consequência), para se alcançar o objetivo.

Na essência para a escola behaviorista, a aprendizagem ocorre a partir da interação de três elementos: estímulo relacionado ao ambiente: resposta ou ações do indivíduo: consequência reforço e punição. a resposta comportamental está diretamente relacionada ao estímulo do ambiente. Assim, quando respostascomportamentais são reforçadas, há maiores chances de um comportamento ocorrer novamente. Já quando respostas comportamentais são punidas, há menores chances de que um comportamento ocorra novamente. Essa relação entre efeito (reforço e punição) e resposta comportamental é conhecida como lei do efeito (BAUM, 2019;LOPES, 2008). Contudo é importante observar que a consequência reforço e punição, não devem ser utilizadas de forma, atmosférica, desproporcional e torpe, com objetivo a devolver questões de cunho pessoal , fúteis ou imotivadas. Como por exemplo no ciclo previdenciário.

Citação de DANIEL LEITE DA SILVA em janeiro 20, 2022, 11:48 pm

O Behaviorismo, também denominado de
comportamentismo, teoria comportamental ou
análise experimental do comportamento, é uma
tendência teórica que postula o comportamento
como objeto da Psicologia, sendo John B. Watson,
com a publicação de "Psicologia como os
behavioristas a vêem", em 1913, o seu principal
precursor (BOCK et al., 1992).

muito bem lembrado quanto ao objeto !

Os  desafios no behaviorismo consiste na necessidade de  de entender e modificar  os estímulos ambientais  que influenciam o comportamento , isso requer  uma análise cuidadosa  e detalhada do comportamento  atual do sujeito.  Outro desafio importante é  a aplicação dos princípios  behavioristas , como reforço positivo e negativo,  modelagem, punição.

Além disso a paciência  e persistência  também são desafios  significativos nesse processo de modelagem de comportamento.

Os desafios apresentados pelo behaviorismo em relação à modelação do comportamento. De fato, o behaviorismo traz consigo alguns desafios interessantes nesse sentido. Um dos principais desafios é garantir que os estímulos condicionados sejam consistentes e eficazes o suficiente para promover a aprendizagem desejada. Além disso, é importante considerar a individualidade de cada sujeito, já que nem todos respondem da mesma forma aos estímulos.

 

Outro desafio está em lidar com comportamentos complexos e variáveis, que podem exigir uma abordagem mais elaborada para a modelação eficaz. A aplicação prática do behaviorismo também enfrenta desafios no contexto da ética e da liberdade individual, uma vez que a modelação do comportamento levanta questões sobre o controle externo das ações humanas.

 

Explorando um pouco mais esses desafios. Um dos aspectos desafiadores da modelação do comportamento sob a perspectiva behaviorista é lidar com a complexidade e a variabilidade das respostas humanas. Nem sempre é fácil prever como um indivíduo irá responder aos estímulos condicionados, especialmente em situações do mundo real onde há muitas variáveis em jogo.

 

Além disso, a questão ética é crucial quando se trata de influenciar o comportamento das pessoas através da modelação. O behaviorismo levanta discussões sobre até que ponto é aceitável ou desejável manipular o comportamento humano, especialmente quando se trata de questões morais e de liberdade individual.

 

Por fim, a aplicação prática do behaviorismo enfrenta desafios no que diz respeito à implementação de estratégias eficazes de modelação do comportamento em contextos reais, como educação, saúde e ambiente de trabalho.

Os desafios apresentados pelo behaviorismo em relação à modelação do comportamento. De fato, o behaviorismo traz consigo alguns desafios interessantes nesse sentido. Um dos principais desafios é garantir que os estímulos condicionados sejam consistentes e eficazes o suficiente para promover a aprendizagem desejada. Além disso, é importante considerar a individualidade de cada sujeito, já que nem todos respondem da mesma forma aos estímulos.

Outro desafio está em lidar com comportamentos complexos e variáveis, que podem exigir uma abordagem mais elaborada para a modelação eficaz. A aplicação prática do behaviorismo também enfrenta desafios no contexto da ética e da liberdade individual, uma vez que a modelação do comportamento levanta questões sobre o controle externo das ações humanas.

Explorando um pouco mais esses desafios. Um dos aspectos desafiadores da modelação do comportamento sob a perspectiva behaviorista é lidar com a complexidade e a variabilidade das respostas humanas. Nem sempre é fácil prever como um indivíduo irá responder aos estímulos condicionados, especialmente em situações do mundo real onde há muitas variáveis em jogo.

Além disso, a questão ética é crucial quando se trata de influenciar o comportamento das pessoas através da modelação. O behaviorismo levanta discussões sobre até que ponto é aceitável ou desejável manipular o comportamento humano, especialmente quando se trata de questões morais e de liberdade individual.

Por fim, a aplicação prática do behaviorismo enfrenta desafios no que diz respeito à implementação de estratégias eficazes de modelação do comportamento em contextos reais, como educação, saúde e ambiente de trabalho.

Considerando que o behaviorismo sugere a repetição de comportamentos determinados, a fim de alcançar o aprendizado e a formulação de novos padrões comportamentais, os desafios estão situados na esfera humana da força de vontade, na determinação do sujeito em se submeter à rigidez da obrigatoriedade de agir desta ou daquela maneira, e a dificuldade natural em deixar de lado a criatividade, a inventividade, a espontaneidade, características do homem!

sempre que desejarmos ter um comportamento modificado, podemos fazer isso de forma a aproximar o sujeito do comportamento esperado, a aprendizagem é centrada em condições externas e no comportamento do aluno.

Segundo BAUM, 2019, o comportamento  se da através da construção de verdades e no seu questionamento e na revisão da mesmas.

PreviousPage 51 of 55Next