Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 52 of 67Next

Alguns teóricos do behaviorismo acreditam que o conhecimento acontece por meio do estimulo ou a negação de comportamentos.

Para obter o aprendizado era preciso realizar uma repetição mecânica, pois o fato de repetir várias vezes levava a memorização e posteriormente ao aprendizado.

Portanto, o aprendizado era obtido por meio dos esforços e na aquisição de novos comportamentos.

O sujeito deveria esforçar-se,  praticar varias vezes uma ação para daí obter as respostas necessárias para seu aprendizado.

abraços

O Behaviorismo a meu ver trata-se de uma ferramenta muito interessante, que abre uma vasta possibilidade de trabalho.

Levando em consideração o caráter da modelagem, o desafio encontra-se na capacidade do ser se entender e decidir se condicionar ou não ao ambiente e ao que o ambiente lhe proporciona.  Esse proporcionar do ambiente passa a condicionar a repetição ou a anulação do ato cometido anteriormente.

A consciência do sujeito sobre os novos conhecimentos apresentados seria um dos desafios do behaviorismo.

O aprendizado nos estudos behaviorista são decorrente da relação estímulo -resposta das ações que são praticadas pela pessoa que pode ser uma criança ou adulto, que pode ser mudado, reforçado dentro de um planejamento.

Quais seriam os exercícios que alguém deve praticar para mudar padrões de comportamento conforme o behaviorismo?

No behaviorismo, a mudança de padrões de comportamento é geralmente alcançada através de técnicas de condicionamento operante e condicionamento clássico. Aqui estão alguns exercícios e métodos que podem ser usados para alterar comportamentos:

1. **Reforço Positivo:**
- **Definição:** Aumentar a frequência de um comportamento desejado apresentando uma recompensa imediatamente após o comportamento.
- **Exemplo:** Se alguém quer desenvolver o hábito de estudar diariamente, pode se recompensar com um pequeno agrado, como um doce ou um tempo de lazer, após cada sessão de estudo.

2. **Reforço Negativo:**
- **Definição:** Aumentar a frequência de um comportamento desejado removendo um estímulo aversivo.
- **Exemplo:** Colocar um alarme irritante que só para de tocar quando a pessoa começa a trabalhar. O comportamento de trabalhar aumenta para evitar o som irritante.

3. **Punição Positiva:**
- **Definição:** Diminuir a frequência de um comportamento apresentando um estímulo aversivo após o comportamento.
- **Exemplo:** Aplicar uma consequência como uma multa ou tempo sem acessar a internet quando a pessoa se atrasa para compromissos.

4. **Punição Negativa:**
- **Definição:** Diminuir a frequência de um comportamento removendo um estímulo positivo após o comportamento.
- **Exemplo:** Retirar privilégios como tempo de televisão ou jogos se a pessoa não cumprir suas tarefas.

5. **Extinção:**
- **Definição:** Diminuir a frequência de um comportamento ao retirar o reforço que mantinha aquele comportamento.
- **Exemplo:** Ignorar uma criança quando ela faz birra, se o comportamento foi anteriormente reforçado pela atenção recebida.

6. **Modelagem (Shaping):**
- **Definição:** Reforçar gradualmente comportamentos que se aproximam do comportamento desejado.
- **Exemplo:** Para alguém que quer aprender a tocar um instrumento, começar reforçando pequenas metas, como praticar escalas, depois tocar músicas simples, até alcançar peças mais complexas.

7. **Desensibilização Sistemática:**
- **Definição:** Reduzir comportamentos de medo ou ansiedade através de exposição gradual e controlada ao estímulo aversivo.
- **Exemplo:** Para alguém que tem medo de falar em público, começar praticando diante de um espelho, depois para um amigo, aumentando gradualmente o tamanho da audiência.

8. **Treino de Habilidades:**
- **Definição:** Ensinar e reforçar habilidades específicas que podem ajudar a substituir comportamentos indesejados.
- **Exemplo:** Treinar técnicas de comunicação assertiva para alguém que tem dificuldade em expressar suas necessidades e tende a se comportar passivamente.

Essas técnicas são baseadas na premissa de que comportamentos são aprendidos e, portanto, podem ser modificados através de estratégias sistemáticas de reforço e punição. É importante que a aplicação dessas técnicas seja feita de forma ética e com respeito ao indivíduo, considerando suas necessidades e contexto.

O conhecimento segundo os behavioristas, era por meio de estímulos ou a negação de comportamentos. Para obter o aprendizado era pela repetição que levava a memorização.

Para se obter a aprendizagem é indispensável que haja um processo comportamental aonde propicie mudança no sujeito, no seu comportamento.

Alguns teóricos do behaviorismo acreditam que o conhecimento acontece por meio do estimulo ou a negação de comportamentos. Para obter o aprendizado era preciso realizar uma repetição mecânica, pois o fato de repetir várias vezes levava a memorização e posteriormente ao aprendizado.

O maior desafio é trabalhar o estímulo!

PreviousPage 52 of 67Next