Desafio
Citação de Catia Regina Lago Alves em junho 26, 2024, 5:08 pmBehaviorismo,
Teoria comportamental, onde o comportamento é tido como passível de modelação. Através de observação e métodos de repetição até a obtenção de resultados. Então o comportamento, repetição, reforço, compensação ou punição, para gerar novo estímulo.
Nas primeiras fases da revolução industrial o método de produção era modelado através de repetição, cada funcionário era responsável por determinado processo de produção e passava o dia inteiro realizando uma mesma atividade. As consequências não positivas desse método é o estresse, ansiedade, discriminação, aversão. Havia a compensação por meta atingida ou a ' punição e estímulo para o alcance dessas metas '.
É bem parecido com o método behaviorista.
Podemos ver tb o treino com animais, e por repetição e compensação.
Behaviorismo,
Teoria comportamental, onde o comportamento é tido como passível de modelação. Através de observação e métodos de repetição até a obtenção de resultados. Então o comportamento, repetição, reforço, compensação ou punição, para gerar novo estímulo.
Nas primeiras fases da revolução industrial o método de produção era modelado através de repetição, cada funcionário era responsável por determinado processo de produção e passava o dia inteiro realizando uma mesma atividade. As consequências não positivas desse método é o estresse, ansiedade, discriminação, aversão. Havia a compensação por meta atingida ou a ' punição e estímulo para o alcance dessas metas '.
É bem parecido com o método behaviorista.
Podemos ver tb o treino com animais, e por repetição e compensação.
Citação de Adenilson Correia da Silva em junho 28, 2024, 12:54 amO behaviorismo propõem uma meta teórica e previsão de controle como os métodos de teste, relato verbal e reflexo condicionado segundo Jonh. B. Watson.
O behaviorismo propõem uma meta teórica e previsão de controle como os métodos de teste, relato verbal e reflexo condicionado segundo Jonh. B. Watson.
Citação de Tatiana Disconzi em junho 28, 2024, 2:26 pmO primeiro passo é o reconhecimento do estímulo pelo sujeito , e a não negação e a aceitação do sujeito para que ele próprio venha a entender a correlação entre estímulo- / resposta / consequências!!!Resumindo apartir daí aplicar técnicas: Causa/ Efeito.
O primeiro passo é o reconhecimento do estímulo pelo sujeito , e a não negação e a aceitação do sujeito para que ele próprio venha a entender a correlação entre estímulo- / resposta / consequências!!!Resumindo apartir daí aplicar técnicas: Causa/ Efeito.
Citação de Fernanda Camargo em junho 29, 2024, 8:41 pmEra desafiador encontrar o método ideal para o resultado desejado.
Era desafiador encontrar o método ideal para o resultado desejado.
Citação de Helaine Miranda em junho 30, 2024, 3:11 pmNesta abordagem metodológica é de fundamental importância ou estímulo/resposta e suas consequências. Desse modo, o grande desafio da aprendizagem consiste em Oferecer o estímulo Adequado Para que ocorra a Resposta desejada Buscando assim, uma Consequência que seja capaz de reforçar e modelar o comportamento. Desse modo, a aprendizagem e Estabelecida sendo mais significativa.
Nesta abordagem metodológica é de fundamental importância ou estímulo/resposta e suas consequências. Desse modo, o grande desafio da aprendizagem consiste em Oferecer o estímulo Adequado Para que ocorra a Resposta desejada Buscando assim, uma Consequência que seja capaz de reforçar e modelar o comportamento. Desse modo, a aprendizagem e Estabelecida sendo mais significativa.
Citação de Adriana Caeiro da Fonseca em junho 30, 2024, 8:28 pmAlguns teóricos do behaviorismo acreditam que o conhecimento acontece por meio do estimulo ou a negação de comportamentos. Para obter o aprendizado era preciso realizar uma repetição mecânica, pois o fato de repetir várias vezes levava a memorização e posteriormente ao aprendizado.
Portanto, o aprendizado era obtido por meio dos esforços e na aquisição de novos comportamentos. O sujeito deveria esforçar-se, praticar varias vezes uma ação para daí obter as respostas necessárias ou perceber o beneficio desse acordo/ação para voltar a faze-lo mudar o comportamento de modo mais facilitado.
Para o behaviorismo, todo o comportamento pode ser modulado. Sendo assim, sempre que desejarmos ter um comportamento modificado, podemos fazer isso de forma a aproximar o sujeito do comportamento esperado.
Por exemplo, quando desejamos que uma criança durma mais cedo, podemos fazer um acordo com ela. Quando cumprir, recebe um objeto de seu desejo até que o comportamento já esteja modulado. As recompensas servirão de incentivo para que o "comportamento de dormir no horário" seja repetido.
Alguns teóricos do behaviorismo acreditam que o conhecimento acontece por meio do estimulo ou a negação de comportamentos. Para obter o aprendizado era preciso realizar uma repetição mecânica, pois o fato de repetir várias vezes levava a memorização e posteriormente ao aprendizado.
Portanto, o aprendizado era obtido por meio dos esforços e na aquisição de novos comportamentos. O sujeito deveria esforçar-se, praticar varias vezes uma ação para daí obter as respostas necessárias ou perceber o beneficio desse acordo/ação para voltar a faze-lo mudar o comportamento de modo mais facilitado.
Para o behaviorismo, todo o comportamento pode ser modulado. Sendo assim, sempre que desejarmos ter um comportamento modificado, podemos fazer isso de forma a aproximar o sujeito do comportamento esperado.
Por exemplo, quando desejamos que uma criança durma mais cedo, podemos fazer um acordo com ela. Quando cumprir, recebe um objeto de seu desejo até que o comportamento já esteja modulado. As recompensas servirão de incentivo para que o "comportamento de dormir no horário" seja repetido.
Citação de rodrigosoliveira em julho 1, 2024, 1:40 amOs desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito modele seu comportamento e obtenha aprendizagem podem ser amplamente discutidos em três frentes principais: a limitação da abordagem, a individualidade do sujeito, e a aplicabilidade em contextos complexos.
- Limitação da Abordagem: O behaviorismo foca primariamente em comportamentos observáveis e mensuráveis, negligenciando processos internos como pensamentos e emoções que também desempenham um papel crucial na aprendizagem. A exclusão desses aspectos pode levar a uma compreensão incompleta do processo de aprendizagem.
- Individualidade do Sujeito: Cada indivíduo possui uma trajetória única de vida e aprendizado, influenciada por fatores biológicos, psicológicos e sociais. O behaviorismo, ao enfatizar estímulo e resposta, pode não acomodar adequadamente as variações individuais e suas respectivas necessidades de aprendizagem.
- Aplicabilidade em Contextos Complexos: Em ambientes de aprendizagem complexos, como os educacionais ou terapêuticos, o simples condicionamento pode não ser suficiente para promover mudanças comportamentais profundas e sustentáveis. É necessário considerar abordagens que integrem múltiplas perspectivas, permitindo uma aprendizagem mais holística e contextualizada.
Esses desafios indicam a necessidade de uma abordagem mais integrada e multidisciplinar para a compreensão e facilitação da aprendizagem, considerando não apenas os comportamentos observáveis, mas também os processos internos e contextuais que influenciam o sujeito.
Os desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito modele seu comportamento e obtenha aprendizagem podem ser amplamente discutidos em três frentes principais: a limitação da abordagem, a individualidade do sujeito, e a aplicabilidade em contextos complexos.
- Limitação da Abordagem: O behaviorismo foca primariamente em comportamentos observáveis e mensuráveis, negligenciando processos internos como pensamentos e emoções que também desempenham um papel crucial na aprendizagem. A exclusão desses aspectos pode levar a uma compreensão incompleta do processo de aprendizagem.
- Individualidade do Sujeito: Cada indivíduo possui uma trajetória única de vida e aprendizado, influenciada por fatores biológicos, psicológicos e sociais. O behaviorismo, ao enfatizar estímulo e resposta, pode não acomodar adequadamente as variações individuais e suas respectivas necessidades de aprendizagem.
- Aplicabilidade em Contextos Complexos: Em ambientes de aprendizagem complexos, como os educacionais ou terapêuticos, o simples condicionamento pode não ser suficiente para promover mudanças comportamentais profundas e sustentáveis. É necessário considerar abordagens que integrem múltiplas perspectivas, permitindo uma aprendizagem mais holística e contextualizada.
Esses desafios indicam a necessidade de uma abordagem mais integrada e multidisciplinar para a compreensão e facilitação da aprendizagem, considerando não apenas os comportamentos observáveis, mas também os processos internos e contextuais que influenciam o sujeito.
Citação de Eduardo Gomes Damasceno em julho 1, 2024, 6:04 pmEnquanto o behaviorismo oferece uma base sólida para entender e modificar alguns tipos de comportamento através do condicionamento, ele enfrenta desafios significativos ao lidar com a complexidade e a variedade do comportamento humano, assim como ao enfrentar questões éticas e de generalização do aprendizado. Esses desafios destacam a necessidade de abordagens mais integrativas que considerem tanto os aspectos comportamentais quanto os processos cognitivos e contextuais da aprendizagem humana.
Enquanto o behaviorismo oferece uma base sólida para entender e modificar alguns tipos de comportamento através do condicionamento, ele enfrenta desafios significativos ao lidar com a complexidade e a variedade do comportamento humano, assim como ao enfrentar questões éticas e de generalização do aprendizado. Esses desafios destacam a necessidade de abordagens mais integrativas que considerem tanto os aspectos comportamentais quanto os processos cognitivos e contextuais da aprendizagem humana.
Citação de Rogerio Adriano Pinto em julho 3, 2024, 2:07 pmO behaviorismo enfrenta vários desafios ao tentar modelar o comportamento para promover a aprendizagem.
Primeiro, a abordagem behaviorista se concentra exclusivamente em comportamentos observáveis, não levando em conta os processos mentais internos, como pensamentos e emoções, que também influenciam a aprendizagem.
Além disso, a aplicação de técnicas de condicionamento pode ser limitada em contextos complexos onde diversos fatores interagem para moldar o comportamento.
Outro desafio é a permanência dos comportamentos aprendidos, pois sem reforço contínuo, há o risco de extinção dos comportamentos desejados.
Por fim, a diferença entre as pessoas podem tornar difícil a aplicação de um modelo behaviorista padronizado, exigindo adaptações específicas para cada indivíduo e contexto de aprendizagem.
O behaviorismo enfrenta vários desafios ao tentar modelar o comportamento para promover a aprendizagem.
Primeiro, a abordagem behaviorista se concentra exclusivamente em comportamentos observáveis, não levando em conta os processos mentais internos, como pensamentos e emoções, que também influenciam a aprendizagem.
Além disso, a aplicação de técnicas de condicionamento pode ser limitada em contextos complexos onde diversos fatores interagem para moldar o comportamento.
Outro desafio é a permanência dos comportamentos aprendidos, pois sem reforço contínuo, há o risco de extinção dos comportamentos desejados.
Por fim, a diferença entre as pessoas podem tornar difícil a aplicação de um modelo behaviorista padronizado, exigindo adaptações específicas para cada indivíduo e contexto de aprendizagem.
Citação de Luciana said dos Santos em julho 4, 2024, 3:54 ambehavorismo entende-se que o indivíduo não vai dar conta do processo de causa e efeito do inconsciente e do seu id
behavorismo entende-se que o indivíduo não vai dar conta do processo de causa e efeito do inconsciente e do seu id
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱