Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 55 of 67Next

Behaviorismo,

Teoria comportamental, onde o comportamento é tido como passível de modelação. Através de observação e métodos de repetição até a obtenção de resultados. Então o comportamento, repetição, reforço, compensação ou punição, para gerar novo estímulo.

Nas primeiras fases da revolução industrial o método de produção era modelado através de repetição, cada funcionário era responsável por determinado processo de produção e passava o dia inteiro realizando uma mesma atividade. As consequências não positivas desse método é o estresse, ansiedade, discriminação, aversão. Havia a compensação por meta atingida ou a ' punição e estímulo para o alcance dessas metas '.

É bem parecido com o método behaviorista.

Podemos ver tb o treino com animais, e por repetição e compensação.

O behaviorismo propõem uma meta teórica e previsão de controle como os métodos de teste, relato verbal e reflexo condicionado segundo Jonh. B. Watson.

O primeiro passo é  o reconhecimento do estímulo pelo sujeito , e a não negação e a aceitação do sujeito para que ele próprio  venha a entender a correlação  entre estímulo- / resposta / consequências!!!Resumindo apartir daí aplicar técnicas: Causa/ Efeito.

Era desafiador encontrar o método ideal para o resultado desejado.

Nesta abordagem metodológica é de fundamental importância ou estímulo/resposta e suas   consequências. Desse modo,  o grande desafio da aprendizagem consiste em  Oferecer o estímulo  Adequado  Para que ocorra a   Resposta desejada  Buscando assim, uma     Consequência que seja capaz de    reforçar e   modelar  o comportamento. Desse modo, a aprendizagem e  Estabelecida sendo mais significativa.

Alguns teóricos do behaviorismo acreditam que o conhecimento acontece por meio do estimulo ou a negação de comportamentos.   Para obter o aprendizado era preciso realizar uma repetição mecânica, pois o fato de repetir várias vezes levava a memorização e posteriormente ao aprendizado.

Portanto, o aprendizado era obtido por meio dos esforços e na aquisição de novos comportamentos. O sujeito deveria esforçar-se,  praticar varias vezes uma ação para daí obter as respostas necessárias ou perceber o beneficio desse acordo/ação para voltar a faze-lo  mudar o comportamento de modo mais facilitado.

Para o behaviorismo, todo o comportamento pode ser modulado. Sendo assim, sempre que desejarmos ter um comportamento modificado, podemos fazer isso de forma a aproximar o sujeito do comportamento esperado.

Por exemplo, quando desejamos que uma criança durma mais cedo, podemos fazer um acordo com ela. Quando cumprir, recebe um objeto de seu desejo até que o comportamento já esteja modulado. As recompensas servirão de incentivo para que o "comportamento de dormir no horário" seja repetido.

Os desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito modele seu comportamento e obtenha aprendizagem podem ser amplamente discutidos em três frentes principais: a limitação da abordagem, a individualidade do sujeito, e a aplicabilidade em contextos complexos.

  1. Limitação da Abordagem: O behaviorismo foca primariamente em comportamentos observáveis e mensuráveis, negligenciando processos internos como pensamentos e emoções que também desempenham um papel crucial na aprendizagem. A exclusão desses aspectos pode levar a uma compreensão incompleta do processo de aprendizagem.
  2. Individualidade do Sujeito: Cada indivíduo possui uma trajetória única de vida e aprendizado, influenciada por fatores biológicos, psicológicos e sociais. O behaviorismo, ao enfatizar estímulo e resposta, pode não acomodar adequadamente as variações individuais e suas respectivas necessidades de aprendizagem.
  3. Aplicabilidade em Contextos Complexos: Em ambientes de aprendizagem complexos, como os educacionais ou terapêuticos, o simples condicionamento pode não ser suficiente para promover mudanças comportamentais profundas e sustentáveis. É necessário considerar abordagens que integrem múltiplas perspectivas, permitindo uma aprendizagem mais holística e contextualizada.

Esses desafios indicam a necessidade de uma abordagem mais integrada e multidisciplinar para a compreensão e facilitação da aprendizagem, considerando não apenas os comportamentos observáveis, mas também os processos internos e contextuais que influenciam o sujeito.

Enquanto o behaviorismo oferece uma base sólida para entender e modificar alguns tipos de comportamento através do condicionamento, ele enfrenta desafios significativos ao lidar com a complexidade e a variedade do comportamento humano, assim como ao enfrentar questões éticas e de generalização do aprendizado. Esses desafios destacam a necessidade de abordagens mais integrativas que considerem tanto os aspectos comportamentais quanto os processos cognitivos e contextuais da aprendizagem humana.

O behaviorismo enfrenta vários desafios ao tentar modelar o comportamento para promover a aprendizagem.

Primeiro, a abordagem behaviorista se concentra exclusivamente em comportamentos observáveis, não levando em conta os processos mentais internos, como pensamentos e emoções, que também influenciam a aprendizagem.

Além disso, a aplicação de técnicas de condicionamento pode ser limitada em contextos complexos onde diversos fatores interagem para moldar o comportamento.

Outro desafio é a permanência dos comportamentos aprendidos, pois sem reforço contínuo, há o risco de extinção dos comportamentos desejados.

Por fim, a diferença entre as pessoas podem tornar difícil a aplicação de um modelo behaviorista padronizado, exigindo adaptações específicas para cada indivíduo e contexto de aprendizagem.

behavorismo entende-se que o indivíduo não vai dar conta do processo de causa e efeito do inconsciente e do seu id 

PreviousPage 55 of 67Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱