Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 64 of 67Next

Para a escola behaviorista a aprendizagem ocorre a partir da interação de três elementos: 1) estímulo (situação presente ou antecessora - relacionada ao ambiente); 2) resposta (ação de fato do indivíduo); 3) consequência (alteração no ambiente consequente àquela resposta, incluindo reforço e punição).

A aprendizagem ocorre através dos estímulos do ambiente ao indivíduo. Quando um comportamento é bem-sucedido, a pessoa aprende que é interessante repetir aquele comportamento no futuro; já quando um comportamento mal-sucedido, ou punido, a pessoa aprende que não é interessante repetir aquele comportamento no futuro. Portanto, o aprendizado ocorre com sucessões de estímulos em um determinado tempo.

Cristiane Alves de Lima Benites has reacted to this post.
Cristiane Alves de Lima Benites
  1. Por meio de esforço

O estudo do comportamento humano, como podemos ajudar as pessoas com mudanças de pensamentos e comportamentos

O Behaviorismo teve um grande avanço na ciência psicológica na forma de como considera o estudo do comportamento, quando se atua no estímulo, o desafio foi grande no (contexto em que uma resposta comportamental é emitida) e  pode-se atuar no comportamento. Sendo assim,  intriduziu-se a noção de aprendizagem comportamental que caracterizava a dinâmica do comportamento do ser compreendido como uma mudança permanente no comportamento decorrente de uma experiência, ambos os conceitos (comportamento-aprendizagem), o comportamento não é algo físico, mas sim algo que deve ser analisado por meio de interação entre organismo, sujeito, ambiente e estímulos ambientais.

Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:30 pm

A escola behaviorista influenciada por Watson destaca o condicionamento clássico e o operante como fundamentos para a aprendizagem.

A Pavlov (1849-1936) são atribuídos os primeiros estudos experimentais nessa área. A aprendizagem nessa perspectiva seria concebida como um processo de desenvolvimento de reflexos condicionados substituindo os estímulos não condicionados por estímulos condicionados. O behaviorismo (comportamentalismo) leva em conta o comportamento como sendo um reflexo, passível de modelação.

Quais seriam os desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito que modela seu comportamento obtenha a aprendizagem?

O maior desafio é o sujeito aceitar as mudanças necessárias para si, aceitação em todos os sentidos.  Podemos dar os diagnósticos mais precisos, sem a aceitação pessoal será impossível uma terapia bem sucedida.

Em primeiro lugar, para
Feldman (2015) e Gazzaniga, Heatherton e Halpern (2018), a aprendizagem pode ser
compreendida, em linhas gerais, como uma mudança relativamente permanente no
comportamento humano em decorrência de uma experiência. Na mesma linha de
entendimento, em segundo lugar, Illeris (2007), atribui à aprendizagem o sentido de
processo, que leva a uma mudança permanente nas capacidade de um organismo, de forma que não seja decorrente simplesmente do seu amadurecimento biológico.

Os desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito consiga modelar seu comportamento e alcançar a aprendizagem envolvendo principalmente a forma como os estímulos e respostas são condicionados, assim como a ausência de atenção pelos processos internos, como pensamentos e emoções. Um dos principais obstáculos é a generalização contida dos comportamentos aprendidos em diferentes contextos. No behaviorismo clássico, o sujeito pode aprender uma resposta específica a um estímulo em um ambiente controlado, mas nem sempre é garantido que ele consiga aplicar esse comportamento de forma adequada em situações reais ou variáveis.

Outro desafio é a limitação da motivação intrínseca . O behaviorismo foca principalmente em reforços externos (recompensas e punições) para moldar o comportamento, o que pode ser eficaz a curto prazo. No entanto, para uma aprendizagem mais profunda e rigorosa, é necessário que o sujeito aplique uma aplicação interna. A dependência estressante de reforços externos pode dificultar o processo de autorregulação e de autonomia do sujeito, uma vez que ele se torna mais condicionado a agir em função de recompensas imediatas e menos capaz de manter comportamentos quando esses reforços são removidos.

A aprendizagem comportamental ocorre em função da consequência que determinada resposta comportamental tem no ambiente. É fruto da interação entre estímulo-resposta consequência.  Quando um comportamento é bem-sucedido, a pessoa aprende que é interessante repetir aquele comportamento no futuro; já quando um comportamento é malsucedido, ou punido, a pessoa aprende que não é interessante repetir aquele comportamento no futuro.

O behaviorismo, como abordagem psicológica, enfatiza a observação e a medição do comportamento, focando em como o ambiente molda as ações dos indivíduos. No entanto, essa abordagem apresenta alguns desafios para o sujeito que busca modelar seu comportamento e obter aprendizagem:

  1. Falta de Autonomia: O behaviorismo pode limitar a percepção de controle do indivíduo sobre seu próprio aprendizado, uma vez que enfatiza a influência do ambiente. Isso pode levar a uma sensação de que a mudança depende mais de fatores externos do que de esforços pessoais.
  2. Reforços Inadequados: Identificar quais reforços são realmente eficazes para motivar a mudança de comportamento pode ser desafiador. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, tornando a modelagem do comportamento um processo individualizado e muitas vezes incerto.
  3. Generalização do Comportamento: Aprender a transferir comportamentos aprendidos em um contexto para outro pode ser difícil. O sujeito pode ter sucesso em um ambiente específico, mas falhar em aplicar o aprendizado em situações diferentes.
  4. Foco no Comportamento Visível: O behaviorismo ignora processos internos como pensamentos e emoções, que também desempenham um papel importante na aprendizagem. Isso pode dificultar a compreensão completa dos motivos subjacentes ao comportamento.
  5. Resistência à Mudança: Mudanças de comportamento podem encontrar resistência interna, especialmente se houver hábitos enraizados ou crenças que contraponham o novo comportamento desejado.

O behaviorismo é um estudo científico sistemático. Tem específicos manejos e técnicas: reflexivo, operante, radical, punitivo. De modo que tudo isso leva tempo para que o sujeito se beneficie dos resultados adquiridos, isto é, se entendidos e aplicados corretamente.

 

PreviousPage 64 of 67Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱