Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 76 of 78Next

O Behaviorismo tem como um de seus principais desafios a mudança de atitudes e comportamentos estabelecidas pelo indivíduo o que pode ser trabalhado e mudado por meio da mudança comportamental.

O BEHAVIORISMO OU COMPORTAMENTALISMO, TEM O COMPORTAMENTO COMO OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA.

EM 05/07/25 SÁBADO

Desafio Módulo II Psicanálise Integrativa

O behaviorismo não enfoca o inconsciente e as emoções profundas. Ele trata o sujeito como máquina de estímulo e resposta, mas aprender de verdade envolve desejos, conflitos e sentidos que não se veem.

EDESIO AZEVEDO NETO has reacted to this post.
EDESIO AZEVEDO NETO

PARA O BEHAVIORISMO, O COMPORTAMENTO ESTÁ SUJEITO À MODELAÇÃO.

Os desafios para o sujeito residem na eficácia do processo de condicionamento para criar e manter novos comportamentos , na capacidade de controlar as variáveis ambientais e no reconhecimento das limitações de uma abordagem puramente baseada em reflexos para a complexidade da aprendizagem humana.

O behaviorismo, apesar de suas contribuições, se depara com algumas dificuldades. Uma delas é a tendência de enxergar o aluno como alguém passivo. Além disso, ele tende a não dar muita importância aos aspectos mentais e emocionais. A necessidade de recompensas externas constantes também é um ponto fraco, assim como a dificuldade em aplicar o que foi aprendido em outras situações. Por fim, ele pode não ser a melhor abordagem para ensinar coisas muito complexas, levando a um aprendizado mais decorado e menos profundo.

Estimulos: Relacionado ao ambiente que influi no comportamento do individuo,favorencendo ou dificultando a aprendizagem ou modelagem.

Respostas: Ações do individuo que podem ser influenciados ou não pelo o ambiente,pois não descarteremos os processos mentais.

Consequências : A alteração do ambiente , a eficácia da aprendizagem que ocorre com a aplicação do reforço ou punição.

O behaviorismo diz que aprendemos pelo hábito, repetindo ações que são reforçadas. Pavlov e Watson mostraram isso com reflexos condicionados. Mas quando tentamos modelar nosso próprio comportamento, não é tão fácil. A gente precisa entender nossas emoções e pensar sobre o que faz sentido mudar. Não dá pra se transformar só com estímulo externo.

Se o comportamento é possivel de modelação, então a mudança do ambiente vai influenciar no comportamento e suas consequencias.

Além de estudar as próprias atitudes e comportamentos dos indivíduos, estudar e colocar em prática também as experiências dos mesmos em relação ao ambiente e a estímulos gerados a partir destes ambientes, o que poderá ser positivo ou negativo, dependendo do tipo de estímulo (consequências, punições, etc...) a que ele for submetido

PreviousPage 76 of 78Next