Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 82 of 82

A abordagem pode focar estritamente no comportamento observável, ignorando a complexidade dos processos cognitivos e emocionais subjacentes. Pode concentrar-se apenas no problema atual e na gestão de sintomas específicos, sem aprofundar nas causas históricas ou contextuais mais profundas,além de desconsiderar a individualidade do tratamento.

A partir do behaviorismo, influenciado por Watson e pelos estudos de Pavlov, a aprendizagem é compreendida como um processo de condicionamento, no qual o comportamento do sujeito pode ser moldado por meio da relação entre estímulos e respostas. Nessa perspectiva, o comportamento é visto como um reflexo passível de modelação, sendo a aprendizagem resultado da substituição de estímulos não condicionados por estímulos condicionados.

Um dos principais desafios dessa abordagem está em explicar a aprendizagem considerando apenas os comportamentos observáveis, deixando de lado os processos internos do sujeito, como pensamentos, emoções e significações. Essa redução pode limitar a compreensão da aprendizagem, sobretudo em situações que envolvem maior complexidade.

Outro desafio refere-se à dependência dos estímulos e reforços externos. Para que a aprendizagem ocorra, é necessário que esses reforços sejam adequados e consistentes, caso contrário o comportamento aprendido pode não se manter ou não se generalizar para outros contextos.

Além disso, ao atribuir ao sujeito uma posição mais passiva no processo de aprendizagem, o behaviorismo encontra dificuldades para explicar aspectos como autonomia e adaptação frente a novas experiências. Ainda assim, sua contribuição é relevante ao evidenciar o papel do ambiente e do condicionamento na aprendizagem.

O comportamento é entendido como um fluxo que ocorre entre o evento, o estado e o processo comportamental .

Esse fluxo DO COMPORTAMENTOé composto por:

  • ESTÍMULO = evento comportamental que são as respostas que o organismo EMITE frente aos eventos ambientais.
  • RESPOSTA = estado comportamental que é a probabilidade que a resposta seja emitida ou seja AÇÃO DO INDIVÍDUO.
  • CONSEQUÊNCIA= processo comporamental processos de mudança que ocorrem no comportamento, alteração do ambiente consequentes áquela resposta.
PreviousPage 82 of 82