Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 81 of 82Next

Em resumo, o principal desafio é que, embora o behaviorismo seja eficaz para modificar comportamentos observáveis, ele limita a compreensão da aprendizagem como processo ativo, consciente e subjetivo, deixando de lado o papel do pensamento, da emoção e da motivação interna.

A escola Bahevorisa de Skinner e

A escola Behavorista de Watson e Skinner é voltada para ao estudo do comportamento observável, mas com diferenças importantes, enquanto Watson tinha o foco no condicuinamento clássico (estímulo-resposta), Skinner tinha o foco no condicionamento operante, ou seja, o comportamento era moldado pos suas consequências reforço e punição. Porém essa escola tem dificuldade em explicar comportamentos mais complexos, processos mentais internos como nossas emocões.

Os desafios do behaviorismo para a aprendizagem seria a generalização e manutenção do comportamento; dependencia excessiva de reforços eternos; complexidade dos comportamentos humanos, entre outros.

A aprendizagem, no behaviorismo, vem da repetição e do reforço.
O comportamento é moldado pelas respostas que o ambiente devolve, o que é reforçado se repete, o que é punido, se evita.
Aprender é associar estímulos e respostas até criar novos hábitos.

Um dos princípios da aprendizagem nesse enfoque é a relação entre estímulos e respostas comportamentais. A resposta comportamental está diretamente relacionada ao estímulo do ambiente. Assim, quando respostas comportamentais são reforçadas, há maiores chances de que um comportamento ocorra novamente. Essa relação entre efeito (reforço e punição) e resposta comportamental é conhecida como lei do efeito.

Seria considerar a interação entre indivíduo e ambiente , algo complexo com risco de uma abordagem excessivamente focada em recompensas externas e a limitação de não considerar processos mentais internos , além da dificuldade de identicar a causa exata de um comportamento , mesmo ele podendo ser modificado.

Na descoberta de novos comportamentos

O desafio é organismo X ambiente!

O behaviorismo, ao focar exclusivamente no comportamento observável e nos reflexos condicionados, apresenta o desafio de ignorar os aspectos subjetivos e inconscientes do sujeito. Para quem modela seu comportamento, isso pode limitar a aprendizagem profunda, pois não considera os desejos, conflitos internos e a história emocional que influenciam a ação. A psicanálise integrativa reconhece que aprender envolve mais do que repetir estímulos — é preciso compreender o sujeito em sua totalidade.

PreviousPage 81 of 82Next