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Desafio

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O behaviorismo entende o aprendizado como resultado do condicionamento e da repetição de estímulos e respostas. Já pela psicanálise, o comportamento humano não se resume apenas a reflexos ou condicionamentos. Existe o inconsciente, os desejos, as pulsões e os conflitos internos que influenciam o sujeito de forma muito mais complexa.

O desafio para o behaviorismo seria justamente explicar como o sujeito aprende e se transforma sem considerar os aspectos inconscientes, o desejo e a subjetividade. Isso porque, mesmo que o comportamento possa ser modelado externamente, sempre haverá fatores internos, inconscientes, que escapam ao controle e que também influenciam o modo como o indivíduo responde e aprende.

O behaviorismo entende a aprendizagem como resultado de estímulos e respostas, em que o comportamento pode ser moldado por reforços positivos ou negativos. Um dos desafios está em manter a regularidade e a coerência desses estímulos, pois, se eles forem aplicados de forma inconsistente, podem gerar confusão e dificultar a aprendizagem. Outro desafio é considerar que cada indivíduo responde de forma diferente aos reforços, o que exige do educador sensibilidade para identificar quais estratégias são mais eficazes. Além disso, o foco exclusivo no comportamento observável pode deixar de lado fatores internos, como emoções e motivações, que também influenciam o processo de aprender. Assim, o behaviorismo contribui muito para a compreensão da aprendizagem, mas demanda atenção à individualidade e ao contexto para alcançar resultados duradouros.

Os desafios do behaviorismo para o sujeito obter aprendizagem, inclui a desvalorização de fatores internos como pensamento, sentimentos e consciência, tendência à simplificação excessiva do comportamento humano; o indivíduo pode ser visto como um mero receptor de estímulos externos.

Apesar dessas limitações, o behaviorismo pode oferecer uma estrutura e aplicação de estratégias de reforço para incentivar comportamentos desejáveis. Abordagens mais modernas podem se integrar ao behaviorismo intensificando em um modelo mais completo e eficaz do aprendizado humano.

Muito importante  compreender  os desafios  do bevariorismo  e seus benefícios  para  a psicologia  geral.

O SUJEITO TERIA DIFICULDADE EM APRENDIZAGEM POIS DEPENDE DE ESFORÇOS E ESTIMULOS EXTERNOS, A APRENDIZAGEM PODE DESAPARECER SEM REPITIÇÃO ,SERÁ DIFICIL APLICAR OUTRAS SITUAÇÕES POR QUE MUITAS VEZES ESSE PROCESSO SE TORNA ALGO MÊCANICO E ATÉ MESMO ILIMITADO.

Segundo o behaviorismo a aprendizagem comportamental aconteceria com base nas consequências que uma determinada resposta comportamental produz no ambiente. Assim, pode-se concluir que a aprendizagem resultaria da interação entre estímulo, resposta e consequência. Em outras palavras, é com base na interação desses três componentes que um indivíduo aprende ou condiciona (um termo amplamente utilizado no behaviorismo) suas respostas comportamentais para situações futuras.

Para o behaviorismo a modelagem seria o resultado da interação entre consequências (reforço ou punição) e respostas comportamentais. Durante a modelagem, compreende-se que um comportamento é "moldado" a partir dos impactos que gera no ambiente. Quando um comportamento é bem-sucedido, a pessoa aprende que vale a pena repeti-lo no futuro; por outro lado, quando um comportamento é malsucedido ou punido, a pessoa aprende que não vale a pena repeti-lo.

O behaviorismo vê o homem como fruto da ambiente e das aprendizagens, mais do que seus impulsos internos.

Os principais desafios do behaviorismo para a aprendizagem via modelação do comportamento são:

✔ Ignorar fatores internos do sujeito (pensamento, emoção, motivação)
✔ Enfatizar reforços externos em detrimento da motivação intrínseca
✔ Limitar a aprendizagem à repetição e condicionamento mecânico
✔ Reduzir a autonomia e reflexão crítica do aprendiz
✔ Dificuldade em lidar com conteúdos mais abstratos e complexos

Embora o behaviorismo tenha contribuído muito para a compreensão objetiva do comportamento e controle de variáveis na aprendizagem, ele não abrange toda a complexidade do processo educativo, sendo por isso complementado por abordagens como o cognitivismo e o construtivismo, que consideram os aspectos internos do sujeito.

A abordagem visa tornar os estudos da psicologia mais objetivos e científicos, rejeitando a introspecção e focando em evidencias refutáveis .

  • Os desafios seriam, práticas repetitivas, ambientes adequados que ajudariam no processo, ter práticas e técnicas verídicas para obter as respostas comportamentais.
    Profissionais especializados e aptos para este tratamento, e esforço contínuo do indivíduo.
  • Fazer com que aqueles comportamentos sejam bem sucedidos
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