Desafio
Citação de Luciano Da Silva Oliveira em agosto 19, 2025, 4:45 pmO behaviorismo entende o aprendizado como resultado do condicionamento e da repetição de estímulos e respostas. Já pela psicanálise, o comportamento humano não se resume apenas a reflexos ou condicionamentos. Existe o inconsciente, os desejos, as pulsões e os conflitos internos que influenciam o sujeito de forma muito mais complexa.
O desafio para o behaviorismo seria justamente explicar como o sujeito aprende e se transforma sem considerar os aspectos inconscientes, o desejo e a subjetividade. Isso porque, mesmo que o comportamento possa ser modelado externamente, sempre haverá fatores internos, inconscientes, que escapam ao controle e que também influenciam o modo como o indivíduo responde e aprende.
O behaviorismo entende o aprendizado como resultado do condicionamento e da repetição de estímulos e respostas. Já pela psicanálise, o comportamento humano não se resume apenas a reflexos ou condicionamentos. Existe o inconsciente, os desejos, as pulsões e os conflitos internos que influenciam o sujeito de forma muito mais complexa.
O desafio para o behaviorismo seria justamente explicar como o sujeito aprende e se transforma sem considerar os aspectos inconscientes, o desejo e a subjetividade. Isso porque, mesmo que o comportamento possa ser modelado externamente, sempre haverá fatores internos, inconscientes, que escapam ao controle e que também influenciam o modo como o indivíduo responde e aprende.
Citação de Sandrinhapedr em agosto 23, 2025, 11:17 pmO behaviorismo entende a aprendizagem como resultado de estímulos e respostas, em que o comportamento pode ser moldado por reforços positivos ou negativos. Um dos desafios está em manter a regularidade e a coerência desses estímulos, pois, se eles forem aplicados de forma inconsistente, podem gerar confusão e dificultar a aprendizagem. Outro desafio é considerar que cada indivíduo responde de forma diferente aos reforços, o que exige do educador sensibilidade para identificar quais estratégias são mais eficazes. Além disso, o foco exclusivo no comportamento observável pode deixar de lado fatores internos, como emoções e motivações, que também influenciam o processo de aprender. Assim, o behaviorismo contribui muito para a compreensão da aprendizagem, mas demanda atenção à individualidade e ao contexto para alcançar resultados duradouros.
O behaviorismo entende a aprendizagem como resultado de estímulos e respostas, em que o comportamento pode ser moldado por reforços positivos ou negativos. Um dos desafios está em manter a regularidade e a coerência desses estímulos, pois, se eles forem aplicados de forma inconsistente, podem gerar confusão e dificultar a aprendizagem. Outro desafio é considerar que cada indivíduo responde de forma diferente aos reforços, o que exige do educador sensibilidade para identificar quais estratégias são mais eficazes. Além disso, o foco exclusivo no comportamento observável pode deixar de lado fatores internos, como emoções e motivações, que também influenciam o processo de aprender. Assim, o behaviorismo contribui muito para a compreensão da aprendizagem, mas demanda atenção à individualidade e ao contexto para alcançar resultados duradouros.
Citação de Alessandra De Oliveira Octaviano Ascenção em agosto 25, 2025, 6:01 pmOs desafios do behaviorismo para o sujeito obter aprendizagem, inclui a desvalorização de fatores internos como pensamento, sentimentos e consciência, tendência à simplificação excessiva do comportamento humano; o indivíduo pode ser visto como um mero receptor de estímulos externos.
Apesar dessas limitações, o behaviorismo pode oferecer uma estrutura e aplicação de estratégias de reforço para incentivar comportamentos desejáveis. Abordagens mais modernas podem se integrar ao behaviorismo intensificando em um modelo mais completo e eficaz do aprendizado humano.
Os desafios do behaviorismo para o sujeito obter aprendizagem, inclui a desvalorização de fatores internos como pensamento, sentimentos e consciência, tendência à simplificação excessiva do comportamento humano; o indivíduo pode ser visto como um mero receptor de estímulos externos.
Apesar dessas limitações, o behaviorismo pode oferecer uma estrutura e aplicação de estratégias de reforço para incentivar comportamentos desejáveis. Abordagens mais modernas podem se integrar ao behaviorismo intensificando em um modelo mais completo e eficaz do aprendizado humano.