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Desafio

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Buscar entender as questões positivas e negativas, incentivando numa abertura de diálogo, adquirindo confiança..para chegar num resultado positivo

O Behaviorismo vai diretamente no uso de práticas científicas para trabalhar os movimentos relacionados ao ser humano. Seu trabalho é pautado na materialidade dos processos. Por sua vez, a Psicanálise se utiliza de subsídios subjetivos para trabalhar.

análise comportamental é uma avaliação dos comportamentos dos indivíduos. Ela estuda as características presentes em cada um de nós e a forma como reagimos a estímulos e agimos diante das mais variadas situações. A maioria dos testes comportamentais se baseia em perfis.

Ambas as teorias enfatizam diferentes formas de aprendizagem associativa. A teoria do condicionamento clássico de Ivan Pavlov faz associações entre estímulos. Trata-se de um comportamento que ocorre como uma resposta automática a estímulos.

Falando sobre desafios para obter determinado aprendizado a luz do behaviorismo, para facilitar a conceituação, torna-se necessário delimitar o objeto de estudo, pois aprender, todo ser humano, até mesmo os animais, passam por constante processo de aprendizagem, nas variadas fases da vida e momentos vividos. Os experimentos de Ivan Pavlov (1849-1936), fisiologista russo, com cães, denominado Condicionamento Clássico, no qual vinculava na memória do organismo o estímulo incondicionado com o estímulo neutro, de modo que ambos geravam nos cães a mesma resposta comportamental - a salivação dos animais - tanto ao serem expostos a carne (estímulo incondicionado) quanto ao toque do sino (estímulo condicionado), nos mostra que há aprendizados que são inatos ao ser, que não lhe foram ensinados, mas que vem na sua carga genética, e outras ações que são aprendidas inconscientemente, a depender dos estímulos recebidos do ambiente. O que traz o levantamento: o processo de aprendizado ocorre apenas inconscientemente a partir dos estímulos externos?

John Watson (1878-1958), psicólogo estadunidense, desconsiderava em suas pesquisas os pensamentos e as emoções por serem processos interiores não observáveis cientificamente, de modo a se concentrar no comportamento observável, afirmando que o ambiente e seus estímulos é que definiam a construção do comportamento e personalidade humana, sem influência da hereditariedade ou da própria vontade do indivíduo.

“Dê-me uma dúzia de crianças saudáveis, bem formadas, e meu próprio mundo especificado para trazê-las, e eu garanto tomar qualquer uma aleatoriamente e treiná-la para se transformar em qualquer tipo de especialista que eu escolher - médico, advogado, artista, comerciante e até mesmo mendigo e ladrão, a despeito de seus talentos, inclinações, tendências, habilidades, vocações e raça de seus antepassados” (Watson, J.B. Behaviorism, 1930, p. 82) - trecho de um livro do psicólogo que contém a essência de suas teorias.

Surgiram muitas críticas ao Behaviorismo Metodológico de Watson, sendo considerado uma abordagem limitada e equivocada em alguns aspectos, por desconsiderar os aspectos mentais do sujeito, seus pensamentos e emoções, e ver o organismo como um agente passível, apenas um produto do ambiente no qual está inserido, e não como um indivíduo consciente que pode escolher como irá construir sua vida e personalidade, de modo que o aprendizado, na visão de John Watson, é unicamente dependente dos agentes externos, e não do indivíduo.

Frederic Skinner (1904-1990), psicólogo norte-americano, que ao longo do tempo desenvolveu e aprimorou o Behaviorismo Radical, possuía uma visão mais abrangente do que Watson, considerando os pensamentos e emoções como parte integrante de seus estudos, embora não os visse como processos mentais, mas comportamentais. Acreditando que o comportamento é mutável, através dos estímulos externos ao indivíduo, e as consequências geradas por seu comportamento podem reforçar ou coibir determinadas atitudes.

Skinner focava no processo educacional como forma de melhorar o indivíduo e a sociedade: “Quando encontrar seus métodos mais efetivos, a educação será quase totalmente dedicada à tarefa de estabelecer e manter uma melhor forma de vida” (Skinner, 1978, p.148). Acha contraproducente o uso de agressão física ou verbal e a imposição para modelar as atitudes, entendendo que são uma “solução” a curto prazo, mas que geram efeitos adversos a médio e longo prazo. “Você não pode impor felicidade. Você não pode em última instância, impor coisa alguma. Nós não usamos a força! Tudo que precisamos é engenharia comportamental adequada” (Skinner, 1948, p.149). O estudioso comportamentalista não acreditava na existência da vontade própria, ensinando que o comportamento humano depende dos estímulos externos e as consequências de suas ações. Considero limitante essa visão determinista, pois no caso dos indivíduos que nasceram em lares disfuncionais e estão expostos a diversas influências negativas, como poderiam quebrar o ciclo de atitudes negativas sem a liberdade de escolha, com o intuito de construir sua personalidade e vida futura?

 

 

Saber quais são as contingências reforçadoras e punitivas é uma tarefa muito importante para o behaviorismo.

O Behaviorismo tem como objeto de estudo o comportamento, ou seja a resposta da interação entre o sujeito e o estimulo.

Através da probabilidade das respostas aos estímulos podemos entender e condicionar resultados. Assim influenciando o sujeito a atingir o objetivo esperando.

Buscando conhecimentos, tentar buscar respostas, numa nova realidade, estudando o comportamento de cada indivíduo.

Comportanento ,interesse, acao  quando coloca seu comportamento sem futuro age com sem responsabelidadeseu sucesso depende de alto confianca

As afirmações de Watson sobre o conceito de behaviorismo metodológico tinham como base a teoria do condicionamento clássico, do fisiologista e médico russo Ivan Pavlov (1849 - 1936).

Pavlov provou que após repetir por diversas vezes a experiência de tocar um sino e, em seguida, mostrar a comida a seus cachorros, criou-se uma associação entre o som do sino e o alimento.

Assim, mesmo que não vissem nenhuma comida, o simples som do sino já era suficiente para fazer os cães salvarem.

Chamado de O cão de Pavlov, o experimento foi uma validação do condicionamento clássico, que defende que o comportamento não pode ser controlado e funciona quase como um reflexo involuntário.

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