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Desafio

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Para realizar este desafio, você terá que identificar, citar e descrever o melhor método de treinamento para o público-alvo em questão.

Vamos ao desafio!

Na Transportadora S. A., foi criado um programa de treinamento e desenvolvimento para os motoristas, que não vingou. Ariane, a responsável pelo projeto implantou o método de e-training, em que todos os 50 motoristas da empresa iriam realizar o curso de direção defensiva, direção econômica e noções de mecânica.

Como extensão aos estudos do programa de treinamento, era possível baixar um aplicativo em smartphones, tablets e ipad's para se estudar em qualquer local e receber dicas de preservação do meio ambiente.

Ao pensar no projeto, a principal dificuldade era reunir todos os motoristas para realizar um treinamento em sala de aula, pois o único dia da semana possível para treiná-los juntos era o sábado à tarde, com ferramentas expositivas, instrutores e material didático. Após o fracasso de seu projeto, Ariane resolveu pesquisar um pouco mais sobre seu público-alvo e os dados levantados foram os seguintes:

 90% dos motoristas tinham entre 40 e 50 anos de idade.
 10% dos motoristas tinham entre 30 e 39 anos de idade.
 50% tinham ensino fundamental incompleto.
 30% tinham ensino fundamental completo.
 20% tinham ensino médio.
 70% possuíam mais de 10 anos de experiência na empresa.
 100% dos motoristas possuíam, pelo menos, uma multa por imprudência no trânsito nesses 10 anos de experiência.
 90% da carga transportada exigia capacitação no curso MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos) e apenas 30% dos motoristas possuíam a referida capacitação.

De acordo com os dados levantados pela responsável por treinamentos e o método utilizado pela Transportadora S.A. para capacitar seus colaboradores, DESCREVA uma alternativa para tornar o projeto de treinamento e desenvolvimento desta empresa mais viável e eficaz.

Primeiramente a maioria dos motoristas prescisariam voltar para estudo início de tudo.

Segundo todos deveriam ter curso de Mop.

Terceiro devidos a muitas multas treinamento sobre segurança no trânsito.

 

 

Tendo em vista que mais de 70% não possui  capacitação requerida para o cargo "curso mopp", seria necessário capacita-los com esse curso para depois aplicar a metodologia de treinamento "on the job".

É recomendado que o coach profissional defina essa metodologia baseado em minuciosa observação da cultura organizacional, clima e expectativas da organização. É importante que ele tenha identificação com o time, pois o programa exige envolvimento de ambas as partes. E pra isso é necessário que os colaboradores se sintam confortáveis para expor suas ideias, fraquezas e sentimentos. Aqui ele deverá conversar com os gestores, colaboradores, realizar pesquisas internas e até mesmo analisar dados organizacionais. Após a análise inicial, o coach e o setor de RH vão estabelecer o número de sessões e sua periodicidade e por quanto tempo durará o programa.

As informações que Ariane levantou somente após o fracasso do projeto deveriam ter sido levantadas pela empresa e pela Ariane antes mesmo do início do projeto.

Sendo assim, fica a dúvida sobre como a empresa está sendo administrada e sobre o preparo da Ariane para ser responsável por um projeto desse tipo. Ou seja, possivelmente existe algo mais urgente e grave que pode estar acontecendo.

Então, seria o caso de se pensar em uma consultoria para toda a empresa.

Porém, em se tratando apenas de um projeto de treinamento para os motoristas desta empresa, há duas coisas que precisariam de atenção urgente:
1-apenas 30% dos motoristas estão capacitados no curso MOPP, sendo que 90% das cargas transportadas exigem essa capacitação. Essas mercadorias, todas, foram transportadas por esses 15 motoristas (30% de 50)? A empresa está precisando contratar novos motoristas, capacitados com MOPP?
2-50% dos motoristas possuem apenas fundamental incompleto e isso levanta a questão: possuem formação suficiente para realizar bem suas funções e participar compreendendo treinamentos de desenvolvimento? Caso não estejam, a empresa pretende resolver isso de que forma? Exigindo que terminem sua formação, oferecendo treinamentos específicos, contratando novos motoristas, demitindo?

Todas as atitudes que venham a ser tomadas irão impactar no ambiente da empresa, na tensão dos funcionários, e é preciso ter isso em mente.

É preciso observar o grau de motivação de cada tipo de motorista (os mais velhos geralmente não querem mudar seus métodos) em se envolverem em treinamentos. No caso de aproveitar alguns motoristas como líderes e aproveitá-los como mentores, é preciso verificar se entendem e aceitam as diretrizes do programa de treinamento e se estão capacitados para isso.

É preciso, pois, levantar todos esses dados para saber quais são as prioridades ou urgências e bem planejar o que será feito.

Ações práticas pós levantamento das reais necessidades prospectadas por Ariana.

1 - Identificar quais profissionais tem dificuldades com o uso da tecnologia;

2 - Quais profissionais tem conhecimento com o uso da tecnologia;

3 - Selecionar grupos com 5 a 10 treinandos;

4 - Esses grupos de treinandos com a presença dos profissionais que tem conhecimento da tecnologia, isso trará melhor aprendizado e dinâmica de interação interpessoais;

5 - Gerar integração com os participantes no treinamento presencial e no grupo por whatsapp ou telegran;

6 - Criar período para os treinamentos;

7 - Apresentar a importância do treinamento;

8 - Criar benefícios ou recompensas para todos respeitando a meritocracia;

9 - Extrair dos alunos em treinamento, qual a importância do trabalho qualificado de cada profissional;

10 - Alinhamento das aptidões empreendedoras dos profissionais à RESULTADOS COM ALTA PERFORMANCE;

11 - Melhorar o aprendizado, conhecimento dos profissionais;

12 - Gerar o sentido da importância profissional de todos envolvidos.

 

De acordo com o método que a empresa tentou implantar e não deu certo teríamos que contratar um coaching con largo conhecimento de estrada e transporte para sim fazer uma avaliacao com todos os motoristas tendo em vistanque temos motorista com grau de ensino diferente um dos outros e faixa etaria diferentes pois cada motorista trabalha em áreas diferentes fazendo suas entregas uns mais pertos,uns mais longes,uns com mais riscos outros com menos riscos,pois quando esta estudo dos motoristas estiver prontos assim o coaching pode esta travando um novo método e objetivo pois ter a conhecimento de toda area percorrida e de todo ponto fraco dos motoristas.

Para que se haja uma precisa estruturação é fundamental que todos motoristas passe por uma escola de boas maneiras e convivência com limites e ordenanças superior.

Curso de aperfeiçoamento "moop".

Desenvolver habilidades moop!

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