Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumCoaching e Mentoria Profissional: Conceito de carreiraDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

Page 1 of 3Next

Que caminho devo seguir?

Dalton - 58 anos - administrador, é executivo de uma grande multinacional. Ele está preocupado com a aposentadoria e não sabe o que fazer quando se aposentar.

Ana - 24 anos - formada em Contabilidade, trabalha em um banco como escriturária. Ela conseguiu pagar a faculdade com o seu trabalho, mas, atualmente, Ana está desmotivada, pois não se sente reconhecida e quer fazer outro curso, abrir um negócio próprio na área de alimentação natural. Ana não sabe o que fazer, só sabe que está infeliz. Além do salário não ser um diferencial, já que sua remuneração está abaixo do mercado.

Portanto, seu desafio é ajudar Ana e Dalton a descobrir em qual etapa de carreira cada um está, para compreender melhor suas necessidades e expectativas. Para resolver este desafio, você precisará compreender cada etapa de carreira.

Dalton,  após a aposentadoria pode fazer o que realmente o gosta, o que lhe da prazer, pode reativar algum sonho que com certeza ficou para traz.

 

Ana ,  ainda é jovem tem tempo de errar. pode ir em direção ao seu sonho , fazendo cursos e ativar sua veia empreendedora.

O coaching pode ser útil em praticamente todas as situações e profissionais, mas nem sempre é possível disponibilizar o programa para todos da empresa. Nesse caso, é recomendado agir de forma transparente, deixando claro as razões que tornam o colaborador elegível ou não para participar. Alguns critérios podem ser a posição hierárquica, o tempo mínimo de empresa e o alcance de indicadores de desempenho. Dessa forma, é possível até mesmo gerar engajamento na equipe, que se sentirá estimulada a participar de programas futuros, gerando assim um ciclo virtuoso na empresa.

Dalton prescisa passar por uma ajuda de desenvolvimento nessa etapa importante da aposentadoria .

 

Ana prescisa passar por auto conhecimento para que ela saiba que caminho seguir .

Cada um está em uma etapa diferente da carreira.
Dalton está na etapa da "visão estratégica", enquanto que Ana está saindo da etapa de aprendizagem e entrando na etapa da "manutenção".
Dalton, deve focar mais em si mesmo, em o que quer deixar como legado, ou assim provavelmente deseja. Montar um negócio próprio e/ou se tornar um mentor de jovens profissionais, são algumas das possibilidades.
Ana está em uma fase em que a palavra-chave é propósito, seu propósito de vida. Ela precisa clarificar seu propósito e guiar-se por ele. Deve verificar se a causa de sua desmotivação é falta de identificação com seu ramo de trabalho ou apenas a falta de perspectiva no trabalho atual,  talvez a falta de um plano de carreira. Talvez ela não tenha verificado maiores informações sobre planos de carreira da atual empresa.

O Dalton pode abrir uma empresa do mesmo seguimento ou da suporte fazer uma mentira para os novos profissionais do mercado.Ana pode fazer uma melhor pesquisa do mercado para descobrir uma empresa que valorize o seu serviço e sua guerra e vontade de vencer ou pesquisar mais sobre a montagem do seu próprio negócio.

As âncoras profissionais são uma combinação de competências, interesses, aspirações e valores que representam a essência do trabalhador. A âncora de carreira na vida profissional de uma pessoa pode ser utilizada como forma de organizar experiências, identificar áreas de contribuição ao longo de sua trajetória, gerar critérios para tipos de trabalho e identificar padrões de ambição e sucesso que a pessoa pode determinar para si mesma. Ela serve, portanto, para guiar, balizar, estabilizar e integrar a carreira de uma pessoa (KILIMNIK, 2011, p. 201).

Pontos observáveis no conceito de (Kilimnik, 2011, p.201). Dalton aos 58 anos, demonstra preocupação e sem perspectiva quanto à aposentadoria, isso bloqueia o autoconhecimento das combinações de competências, interesses, aspirações e valores em sua jornada de experiência laboral, e demonstra ausência de visão estratégica. Ana, revela ser desmotivada, e tendo como pano de fundo a carência do "reconhecimento". O não reconhecimento é a evasão que tira a combinação de competências e as inspirações...;Ana, salienta o interesse em fazer outro curso, todavia não impulsiona o interesse, mas o impossibilita pela tristeza do salário defasado.

 

Autoconhecimento e aperfeiçoamento para ambos os indivíduos seria o ideal.

Alto conhecimento, Desenvolver habilidades!

Um coach poderá orientar ambos para onde se direcionarem,apesar de estarem em fases diferentes da vida,poderão trabalhar para si próprios.O profissional coach vai poder trabalhar com estratégias e direcionar os mesmos para a escolha de talvez abrirem suas empresas ou negócio.

Page 1 of 3Next