Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 16 of 52Next

A principio, enxerguei um casal de idosos se encarando (o todo). Após consegui visualizar uma taça, um homem tocando violão, um homem com uma cesta na cabeça e uma garrafa ao lado dele, um pátio com uma mulher recostada na porta; as partes que formam o todo. Muito interessante!

sim,essa percepcao e excelente .sempre acontece ao olhar uma nuvem,no primeiro momento avisto a nuvem logo em seguida as percepcoes mudam e aparece figuras do meu imagnario.

Edileuza has reacted to this post.
Edileuza

Ao  olhar de cara vejo dois homens , mas depois observando bem vejo um homem tocando viola , uma mulher na janela o admirando um outro homem segurando algo em sua cabeça um casal. Em mais novo a frente … a figura nos divide momentos e sentimentos diferenciados representando a figura ao todo

Citação de Agnaldo Sena em fevereiro 21, 2022, 11:39 pm

Ao olhar a figura podemos perceber dois momentos de sensação e de percepção, ao primeiro olhar, as formas me dão a sensação de imagens a principio de duas pessoas já de idade avançadas, ao olhar mais detalhadamente passo a ter a percepção de outras formas de imagens (figuras e fundos que se interagem),  busco então organizar e compreender a configuração do todo e suas partes, a forma como se apresentam e como as suas partes (elementos) estão se interagindo e proporcionando sentido e mudanças a partir  de uma percepção consciente que me permite compreender através de uma visão holística, assim como do anglo de visão que me encontro.

Muito bom o que você colocou, vejo dinamismo na resposta, mas não é essa a pergunta feita pela questão.

Citação de Keila Cristina Antoni em março 2, 2023, 11:15 pm

Ao  olhar de cara vejo dois homens , mas depois observando bem vejo um homem tocando viola , uma mulher na janela o admirando um outro homem segurando algo em sua cabeça um casal. Em mais novo a frente … a figura nos divide momentos e sentimentos diferenciados representando a figura ao todo

Essa não a pergunta da questão, a questão fala como vemos o mundo ao nosso redor, essa é a primeira pergunta de outras, que não relata nada sobre a pintura.

Citação de Elzenir Moreira Correa em março 2, 2023, 12:27 am

sim,essa percepcao e excelente .sempre acontece ao olhar uma nuvem,no primeiro momento avisto a nuvem logo em seguida as percepcoes mudam e aparece figuras do meu imagnario.

Maravilhosa resposta, realmente tem haver com a pergunta. Muito bem colocado a questão da nuvem percepção e imaginação.

Inicialmente percebo o que está em minha volta como um todo, aos poucos vou percebendo que o todo tem suas partes, sua essência no olhar, na percepção, na sensibilidade e no anglo que se vê, a minha cultura também influência na Percepção.

Várias vezes vi objetos, situações em que minha visão refletia algo que não era o real ou apenas era a essência do objeto, e aos poucos essa imagem foi criando forma e percebi que a realidade era outra.

A figura é uma percepção, da imagem, pois as duas, tanto no casal de idosos abraçados, como a imagem de três pessoas um cantando, enquanto outro tocando um violão e uma mulher estão na imagem claros e vívidos.

Observando as partes do todo, percebi dois homens a volta de uma fogueira, bebendo, tocando violão e cantando à luz da lua. Há uma mulher de canto observando e ouvindo-os tocar e cantar.

Se percebe também um grande cálice ao centro.

Observando o todo, tentando observar as partes que são evidentes, percebi um casal de idosos deitados, cobertos e prontos para dormir.

No primeiro momento consigo ver o todo ...depois olhando novamente e  com calma consigo perceber os detalhes: a mulher , o homem tocando o violão...

PreviousPage 16 of 52Next