Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 18 of 64Next

Tem dois idosos, e duas pessoas, a do lado direito tocando violão, um vaso no meio e uma mulher lá atrás

A Gestalt ou Teoria da Forma é uma corrente de pensamento que propõe que a simples união das partes não explica o todo. Segundo Max Wertheimer, um de seus principais autores a percepção humana é estruturada e organizada e, por isso, não deve ser reduzida a elementos menores. A Gestalt-terapia tem como objetivo  trazer de volta as potencialidades do paciente que estão perdidas e que advêm de sua totalidade. Logo, há outras noções gestaltistas, como a ideia da figura-fundo ou do encontro, que são importantes para a psicoterapia.

Quanto a figura em tela: Ao observa-la pela primeira vez minha percepção inicial foi a figura de um casal de idosos se olhando apaixonadamente. Em um segundo momento já com um olhar mais minucioso percebi que esta figura é composto por outras figuras menores em um outro cenário com 3 pessoas, onde um homem aparentemente está tocando e cantando para uma mulher que está próxima dele, sendo ambos observados por uma outra mulher a distância.

O que é interessante de notar é que, em todas as aplicações, a definição central da Gestalt se repete: a de que o todo é diferente da soma de suas partes. Na verdade, a relação entre os elementos – de proximidade, de fechamento, de unidade – constitui a totalidade. Sendo importante entender a relação do indivíduo com o seu mundo.

Analisando as duas partes (da imagem) posso assim dizer que:

1- A primeira vem acompanhada por partes: um casal ouvindo o som do vioão, sentados no chão, se apoiando num monumento parecido com uma tarça, com dois tecidos forrando o chao, a mulher com um litro de bebida ao lado, atras do homem tocando violão, uma porta tipo um arco do triunfo, dando acesso a um corredor, nesse corredor vejo uma mulher saindo na porta e olhando em direção ao casal sentado ao chão, atras da mulher sentada vejo um lençol branco preso na parede, e a mesma mulher com um vaso de barro na cabeça,

2- Na segunda observação eu vejo dois rostos de pessoas idosas, um olhando para o outro, sendo que cada parte descrita acima, compoem os rostos dos idosos como um todo.

Realmente, a experiencia da analise foi excitante, colocando a persepçao em cada detalhe.

É A MANEIRA DE TODOS TER UMA VISÃO DIFERENTE COM O MESMO ANGULO, ONDE CADA UM TEM INICIALMENTE UMA PERCEPÇÃO DA FIGURA DE ACORDO COM SEU PONTO DE VISTA.

Em primeira vista  percebo gosto pela música, uma dona de casa , a bebida, no todo percebo a festa como que fazendo parte de uma longa vida de cumplicidade de mostrada pelo olhar

Bem, particularmente consigo ver o mundo formado por partes e que essas partes somadas, formam um todo.

Vivi momentos em que tive que julgar uma parte de um todo e mim deparar com uma outra realidade. Foi quando me enviaram uma imagem com ilusao de otica e mim vi julgando apenas uma parte na imagem e não observei o todo. Outra imagem foi relacionado a um homem de cabelo comprido e de costas, pensei que fosse uma mulher; a forma de uma parte julgada me deu um pre  julgamento errado e me surpreendi. kkkkkk

A Escola Gestaltica, trabalha essencialmente a forma e a figura, assim olhamos o todo e depois as suas partes. Assim quando eu olho de primeiro eu vejo um casal e observando detalhes eu observo as suas partes, ou seja o todo Gestalt as partes Gestalten.

DE IMEDIATO VEJO UM CASAL DE IDOSOS SE  OLHANDO, MAS AO OBSERVAR OS DETALHES , VEJO OS HOMENS CANTANDO, UMA CASA E UMA MULHER  AO FUNDO.

Muitas vezes vemos um todo mas quando analisando mais detalhadamente podemos enxergar as partes e assim podemos entender a composição do todo.

Percebo a configuração que surge a partir da relação entre todos os elementos que estão presentes na pintura.

PreviousPage 18 of 64Next