Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 23 of 64Next

Muito interessante essa percepção do todo e das partes, pq é possível ter contextos diferentes a partir de uma mesma percepção. Uma das maiores contribuições da psicologia da Gestalt é o entendimento de que o todo é diferente da soma das suas partes.

Sim, tanto em figuras e imagens ou em situações vividas podemos ver partes isoladas e se

formos capazes podemos enxergar o todo, pois o todo é o objeto da busca daquilo que

está no inconsciente. Quanto a figura do casal com violoes e a imagem dos idosos é bem conhecida

e uma boa fusão.

Em cada situação do cotidiano, da vida social eu sempre estou atento ao que acontece

de forma aparente, ou seja, o que aquelas pessoas estão transmitindo, fazendo, mostrando e também

consigo enxergar pedações da intensões, partes de probabilidade do que possa acontecer

e ser feito por alguèm, sempre vejo em partes e em fragmentos aquilo que sai do roteiro

e pode acreditar eu costumo acertar em cheio as possibilidades do acaso alí inseridos e mascarados.

Existe um todo, que inicia em uma base da construção do ambiente e de suas junções.

Passamos a perceber uma determinada situação, olhando as particularidades do quebra cabeças das situações, circunstâncias fenômenos e etc...

Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:34 pm

A escola Gestaltista trabalha essencialmente a forma e a figura e, neste sentido, desenvolve sua teoria, valorando a percepção e a sensação que, no ponto de vista gestáltico, são os meios de observar o TODO e as PARTES.

Perls cria o conceito de TODO, afirmando que este todo é muito mais do que a soma das partes. A percepção das partes é que forma este todo e acaba dialeticamente se transformando a cada percepção.

De que forma você percebe o mundo que lhe rodeia? Consegue ver as partes de um todo? Já entrou em contato com uma situação em que vê uma forma em um primeiro momento e, logo após, consegue ver outra, quando muda seu foco de atenção?

olhar num todo, é essa a visão que temos que ter, você varias formas de ver algo que esta bem a sua frente

Muito interessa essa gestalt. Quando olhamos um todo, enchergamos um casal de  idosos e dentro do todo outras gestalts.

Citação de marcioalencar2023 em junho 20, 2023, 1:15 pm

Em cada situação do cotidiano, da vida social eu sempre estou atento ao que acontece

de forma aparente, ou seja, o que aquelas pessoas estão transmitindo, fazendo, mostrando e também

consigo enxergar pedações da intensões, partes de probabilidade do que possa acontecer

e ser feito por alguèm, sempre vejo em partes e em fragmentos aquilo que sai do roteiro

e pode acreditar eu costumo acertar em cheio as possibilidades do acaso alí inseridos e mascarados.

Como algumas pessoas conseguempor fotos no perfil? Já tentei e não consegui.

Os gestaltistas, através de experiências em laboratórios, resolveram estudar a personalidade como um todo. Eles começaram pelos mecanismos fisiológicos e psicológicos, mas depois, estenderam suas pesquisas à memória, inteligência e expressão, sempre baseados na percepção e nas relações do organismo com o meio.

Para a Psicologia da Gestalt, o olhar do observador é mais importante do que as características do estímulo e diferentemente do associacionismo, vê o processo de aprendizagem como a relação entre o todo e a parte, onde o todo tem papel fundamental na compreensão do objeto percebido.

Analisando a figura em questão,percebemos a subjetividade de cada indivíduo.Ao olhar a imagem não tive a percepção imediata do conjunto,do todo,apenas percebi o casal de idosos.

No segundo momento , tive outra percepção das partes ,além do casal de idosos ,outro casal sentados ,o homem toca violão a mulher carrega um vaso na cabeça,entre os casais ,temos uma taça a dourada,porém temos um terceiro elemento,uma mulher,que no meu ponto de vista está em pensamento na mente do idoso.O que dá significado ao todo é a percepção e compreensão das partes.

PreviousPage 23 of 64Next