Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 24 of 57Next

Ao olhar a imagem, vejo um casal experiente, já com uma idade e dentro deles, como se fossem eles mesmosl, cantando e felizes, como uma trajetória em que aproveitaram bastante.

Carlos Conrado has reacted to this post.
Carlos Conrado

No primeiro olhar de um todo observei um casal de idosos se olhando.

 

Ao olhar as partes como dito no módulo anterior "partes e todo" observo um rapaz tocando violão em rua onde logo atrás de sua imagem tem uma moça onde se parece saída de um beco.

Virando o foco para o lado esquerdo de quem vê a foto observo um rapaz diferente do outro sentado.

 

 

Na primeira vez que olhei a figura vi um casal se olhando, já na segunda consegui interpretar um cenário completamente diferente de três pessoas num contexto diferente.

Eu vejo a memória de quando tudo começou, quando o casal gozava a juventude. Ele, um bardo a cortejar sua dama. Hoje, em perfil, representando o todo, vejo um casal maduro e saudosista.

Ao olhar pela primeira vez vi um casal de idosos. Ao olhar novamente se mostrou outra figura, um casal mais novo, em uma cena  romãntica

Da pra ver muitas coisas na imagens.

Casas.

Mulheres e um homem.

Árvores, rio, etc

A palavra "Gestalt" é um termo alemão que pode ser traduzido como "configuração" ou "forma". A abordagem gestaltista destaca que a experiência humana não pode ser reduzida a partes isoladas, mas deve ser compreendida como um todo organizado. Os gestaltistas acreditavam que a mente organiza as percepções de forma significativa e integrada, através de princípios como a organização perceptual, a figura-fundo e a totalidade. A Escola Gestaltista teve um impacto significativo no campo da psicologia, especialmente nas áreas da percepção, aprendizagem, resolução de problemas e psicoterapia. Embora tenha tido menos influência nas décadas recentes, seus conceitos e princípios continuam a ser valorizados e aplicados em várias áreas da psicologia e em abordagens terapêuticas contemporâneas. A concepção gestáltica situa a imagem como o resultado de um processo de assimilação por parte do receptor, que metaboliza um conjunto de estímulos transmitidos. A princípio vi a figura dos dois idosos, que rapidamente, desaparecem para dar lugar aos dois personagens, um com o violão, ambos de chapéus e mais ao fundo uma mulher saindo da porta e uma garrafa do lado esquerdo.

A imagem do todo representa, para mim, a imagem de um casal de idosos (iluminados no centro por uma luz intensa e amarela) que se olham, sugerindo laços sentimentais que perduram, apesar do tempo. Já na identificação das partes, é possível visualizar um casal sentado no centro da imagem. Um dos componentes (homem risonho com chapéu de mexicano), parece tocar animadamente um instrumento musical, enquanto a mulher (sentada ao lado de uma garrafa de vidro), segura com ambas as mãos o seu chapéu de palha. Ao fundo, é possível perceber a imagem de uma jovem (em uma porta) que, aparentemente, observa de longe essa cena. Analisando essas duas perspectivas (imagem do todo e as imagens não visíveis de imediato), é notório observar que a primeira imagem captada, surge com uma força aparentemente maior (dominante), sugerindo que as outras imagens não seriam tão importantes, apesar de também serem reais. Assim, é possível estabelecer um paralelo com o que é afirmado na Gestalt quando se refere à importância do todo e das partes; "o importante é a Gestalt total do organismo e não as suas partes constituintes".

"A gestalt estuda como o cérebro reconhece as formas e entende que nossa percepção de mundo se dá como um todo, para depois se chegar às partes isoladas, e analisa desenhos dessa forma."

 

 

NO PRIMEIRO MOMENTO VEJO UM CASAL DE IDOSO E PERCEBO AO MESMO TEMPO UM CASAL CURTINDO UM ROMANCE COM MUSICA AO SOM DE UM VIOLAO.

PreviousPage 24 of 57Next