Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 25 of 66Next

Observando a figura como "todo" percebemos m casal de idosos olhando-se com olhar melancólico; enquanto ao obervar as partes: percebemos um  músico tocando uma viola e provavelmente cantando uma melodia na companhia de uma mulher com um cesto na cabeça, e também  uma outra mulher  ao fundo apreciando a perfomance do músico, o brinco da idosa se transforma em uma garrafa de aguardente.

Escola Getaltista: forma e figura - percepção de sensação - oberva o "todo" e as partes.

A psicologia da Gestalt é uma escola de pensamento que analisa a mente e os comportamentos humanos como um todo. Ao tentar entender o que nos rodeia, o que a Gestalt sugere é que não nos concentremos em cada componente pequeno, mas sim em como eles interagem uns com os outros, em sistemas complexos.

A Gestalt entende que é de suma importância a disposição em que são apresentados à percepção os elementos unitários que compõem o todo. Uma de suas formulações bastante conhecidas é a de que "o todo é diferente da soma das partes".

Dessa forma, os princípios de Gestalt formam a base de muitas das regras que conhecemos hoje no Design. De maneira geral, ele é conhecido por 7 regras (ou princípios) que ajuda na hora de organizar a percepção visual: proximidade, similaridade, continuidade, fechamento, figura-fundo, pregnância e ponto focal.

A psicologia da Gestalt enfoca as leis mentais - os princípios que determinam a maneira como percebemos as coisas. Gestalt é uma palavra, pronunciada "guestalt", de origem alemã que pode ser traduzida aproximadamente como, “Forma Total” ou “Forma Global”.

 

 

No primeiro momento percebendo o todo, vejo as faces de um casal de idosos se olhando. em um segundo momento analisando as partes com um olhar mais concentrado observo um homem constituindo a face da idosa e um homem tocando violão e uma mulher formando a face do idoso.

Identifico o contexto geral de forma integrada, onde cada figura tem seu papel individual, porém no contexto geral traz uma nova composição. O Todo pode ser observado pela soma das partes, constituindo uma nova análise. A percepção de cada parte é única.  Essa distinção nos é trazida, através da Gestalt de forma de leve e dinâmica para um novo olhar. Em síntese, podemos observar como cada ser é singular.

Consigo perceber o todo, após uma análise minuciosa, a partir da composição das partes de maneira diferenciada. Através do conceito da Gestalt, ressaltamos a percepção técnica da soma dessas partes e do todo, de maneira diferenciada. Creio que os elementos individuais são únicos, e suas somas representam um elemento total diferenciado no contexto geral. Este comportamento acontece em função da pessoa e do ambiente. Essa psicologia Gestaltista nos traz uma visão leve e dinâmica.

GESTALT, TAMBÉM É CONHECIDA COMO A TEORIA DA FORMA, DO DESIGN À TERAPIA.  O NOSSO CÉREBRO COSTUMA PROCESSAR ELEMENTOS MUITO COLOCADOS COMO UM TODO, OU SEJA, ELEMENTOS PRÓXIMOS E QUE SE ENCAIXAM.

Quando vejo o todo, vejo im casal de idosos, um olhando para o outro.

Quando mudo o foco para os detalhrs, vejo um casal jovem, um tocando instrumento musical e o outra segurando na cabeça uma cesta. Que mostra momentos diferentes da imagem do todo.

Lado direito uma moça na porta de uma casa.

A percepção dos elementos na imagem tem relação com o interesse pessoal em determinaas coisas e o tempo de atenção.

A primeira impressão ou percepção é um casal de  idosos,  numa segunda mudança de percepção se entende ser dois tocadores de violão e em cada suposto rosto, mudando o estimulo se muda a percepção da imagem, muda-se o fundo, as partes, considerando assim as Leis de Organização temos um quadro que muda a cada novo olhar.

Essa mudança de percepção ocorre com muita frequência em minha vida.
Geralmente tenho uma visão do TODO em um primeiro momento. Percebo que essa visão inicial é muito contaminada pelas minhas emoções e memórias de forma automática e, muitas vezes, imperceptível.
Depois de digerir a situação, consigo ver detalhes que não havia visto antes. Detalhes tanto da situação em si como de contaminações pessoais.
Quando isso ocorre, procuro ver a situação de um outro angulo para tentar entender tudo de uma forma mais ampla.
Funciona bastante, principalmente para autoconhecimento!

PreviousPage 25 of 66Next