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Desafio

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A imagem do quadro é formada por partes, composta pelos seguintes elementos:

- uma mulher com uma espécie de vaso na cabeça, formando a face de uma senhora idosa (testa, nariz, boca, olhos, queixo).

- a cabeça da senhora idosa é formada por uma espécie de um pano branco.

- um homem idoso, de frente para a mulher, com a face formada por uma imagem do homem tocando violão, com um sombreiro na cabeça, figurando o olho, nariz, boca e queixo do senhor idoso. A cabeça desse homem idoso é formada por uma casa, com uma mulher na porta de portal circular, representando a região da orelha e parte do crânio do senhor idoso.

- ao centro, um objeto no formato de um cálice luminoso, resplandece e ilumina as personagens, que estão frente a frente, num cenário que inclui outros elementos como toalhas de mesa sobrepostas, representando a roupa das referidas personagens.

O todo indica um cenário romântico entre duas pessoas idosas, acariciando-se, numa residência simples e pouco iluminada.

A experiência resultou uma interpretação de pequenas imagens de elementos aleatórios, agrupadas e organizadas num formato de fotografia de um momento, que induziu estímulos sensoriais, proporcionando a percepção de um cenário romântico, onde duas pessoas idosas se acariciam.

No primeiro momento percebi dois idosos olhando um para o outro, no segundo momento a imagem  reflete um homem sentado tocando para uma mulher, a figura em si está dividida em partes, podem representar uma lembrança.

Quando olho a primeira vez vejo uma casal de idosos quando olho novamente em um todo vejo um hímen tocando violão e do outro lado vejo. Outro sentado

Tive dois momentos de percepção:

  1. Ao olhar a imagem como um todo, vislumbrei um casal de idosos (um senhor e uma senhora) se olhando frente a frente de forma apaixonada ou afetuosa.
  2. Ao observar mais detalhadamente as partes, percebi outros elementos que compõe  o todo. Dois personagens com chapéu de mexicano, um tocando seu violão e o outro segurando um vaso de barro sobre a cabeça, com uma garrafa aos seus pés. Também atrás do mariachi aparece uma figura feminina que se assoma ao contexto das figuras mexicanas.

Em resumo, a soma das partes te traz uma ideia de uma figura especifica (casal de idosos), mas quando observamos o todo (figuras mexicanas) podemos compreender ainda mais profundamente a informação visual.

Ao analisar o todo vejo um casal de idosos , logo em seguida ao focar nas partes consigo identificar várias imagens tais como :Um homem com um violão, um homem com um cesto na cabeça , uma moça na porta , uma taça .... Se levarmos em consideração a teoria através do princípio fundamental da Supersoma, que postula que "o todo é diferente (ou maior) do que a soma de suas partes , na minha experiência  houve a confirmação que na percepção humana o cerébro organiza os elementos sensoriais em totalidades (formas ou configurações) que possuem atributos e um sentido que não podem ser deduzidos de análise isolada de cada elemento individual.

Analisa-se uma parte como o todo!!

Num primeiro momento enxergo um casal  idoso e olhando depois enchergo compondo esse todo existem outras figuras representando as partes dentro desse todo

Ao observar a imagem, percebi claramente os dois momentos descritos pela Gestalt. No primeiro momento, foquei nas partes: vi a mulher com as mãos na cabeça, o homem tocando violão, a garrafa e o arco que compõem os detalhes da cena. Cada elemento parecia isolado, mas carregava sentido próprio.
No segundo momento, ao mudar meu foco, percebi o todo: dois rostos de idosos se olhando. Foi interessante notar como a percepção se transforma quando deixamos de olhar apenas os detalhes e passamos a enxergar a figura completa. Isso mostra que o todo é realmente mais do que a soma das partes.
Essa experiência reforça a ideia central da Gestalt: nossa percepção não é fixa, mas dinâmica, e depende do foco e da forma como organizamos os estímulos. O exercício me fez refletir sobre como, no dia a dia, muitas vezes vemos apenas fragmentos, mas ao mudar o olhar conseguimos compreender o conjunto de forma mais ampla.

A Gestalt, foca muito no aqui e agora, sabe, Valoriza a consciência do momento presente e como a gente se relaciona com o mundo ao redor. Um dos pilares é a ideia de que, muitas vezes, evitamos fechar "círculos" emocionais — e isso gera tensão.

Eu observo o mundo que me rodeia de diferenes maneiras ...  da sensação a percepção ... e nem sempre temos a perecepção das coisas que nos rodeiam ,,, muitas vezes vivemos de maneira tão automáticas que nem conseguimos assimilar as coisas que estão acontecendo ao nosso redor ...

O canto dos passáros por exemplo ..... muitas vezes ouço o canto dos passáros e não consigo perceber e escutar comop é lindo o seu cantarolar ....  outraqs vezes paro a ouvir o quanto é lindo seu cantar e fico ouvindo e sentindo os raios de sol que me aquecem ..... nossa habitat é tão lindo ...

Já a figura .... NOSSA AAAAA ... DEMOREI VER AS PARTES ... foquei no todo ,,,, e após ler o enunciado 2 vezes percebi que tinha algo especial que a imagem queria nos mostrar .... e como dis a teoria da GESTALT .... O TODO não são suas partes .... O TODO É ALGO MASI AMPLO ALÉM APENAS DA COMPOSIÇÃO DE SUSA PARTES .... as partes podem ser comun a todos nós ... masw cada pessoa tem o seu próprio todo,,,, é como o genoma humano .... temos as mesmas peças de DNA .... mas cada um de nós é uma combinação diferente das suas partes.

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