Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 69 of 69

A Escola da Gestalt, ou Psicologia da Gestalt, é uma linha teórica da psicologia que enfatiza que o todo é maior que a soma de suas partes, focando na percepção e organização de estímulos em totalidades significativas, e não em elementos isoladosOriginada na Alemanha no início do século XX com Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka, a Gestalt explica como o cérebro humano forma padrões, significados e relações, tendo aplicações que vão do design e publicidade à psicologia clínica e educação. 

 

    • Visão Holística: 
      A Gestalt postula que nossa mente não processa informações como um conjunto de partes isoladas, mas sim como um todo organizado e estruturado. 

  • Princípio da Boa Forma: 
    A tendência da mente humana em perceber padrões e formas completas, mesmo que estejam parcialmente escondidos ou incompletos. 

  • Campos de Aplicação: 
    Seus princípios são aplicados em diversas áreas, incluindo: 

  • Design e Publicidade: Para criar layouts e peças de comunicação que sejam fáceis de entender e interagir. 
  • Educação: Para planejar atividades que estimulem a percepção, criatividade e compreensão dos alunos. 

    Psicologia Clínica: Conhecida como Gestalt-terapia, foca no "aqui e agora" e na autorregulação do indivíduo para promover o autoconhecimento e a transformação. 

​No primeiro momento, observei a imagem como um todo e vi um senhor e uma senhora. Já no segundo momento, foquei nas partes e percebi três pessoas, uma garrafa e uma taça. Acredito que meu desempenho foi rápido, tanto na visão do todo quanto na percepção das partes. Essa rapidez tem relação com os conceitos da Gestalt, pois ao ver o todo, captei a imagem como algo único, e ao analisar as partes, observei cada detalhe individualmente. Essa alternância entre o todo e as partes me permitiu analisar a imagem de forma mais completa.

No primeiro momento enxergo como um todo um casal de idosos se alegrando,mas olhando novamente enxergo um homem tocando violão para uma outra pessoa que seria sua amada

Ao olhar , vejo primeiro um casal de anciãos e depois consigo visualizar as partes do todo, dois homens sentados apreciando uma música e outra parte uma mulher saindo de uma porta.  Há claramente a presença das leis da organização, o fechamento, a proximidade, a semelhança e a simplicidade.

Interessante como olhar e ver são duas  próximas e distintas ao mesmo tempo....
Baseado na ilustração do exercício anterior, como o não prestar a atenção aos detalhes
pode influenciar nossas percepções e provavelmente nossas decisões e reações.
precisamos "ativar" todos os nossos sensores perceptivos em uma avaliação. Independente do quê ou quem
esteja sendo apreciado/analisado.

A teoria Guestalt é interessante. Acredito ser dependente de onde colocamos o nosso olhar e a percepção que fazemos das coisas. Todas as coisas fazem parte de um todo maior. Tudo está inserido num contexto: a tal figura e forma ou figura e fundo.

Como na imagem analisada, ora é possível ver dois rostos, ora dois violeiros, ora uma taça, tudo depende de onde estamos escolhendo observar.

Ao olhar pela primeira vez observei o todo, e observando mais atentando pela segunda vez, encontrei todos os detalhes que fazem parte do todo. Esse é o olhar da gestalt.

A primeira vista identifiquei um casal de idosos se olhando um de frente para o outro logo em seguida identifiquei dois homens sentados no chão um tocando um violão  ao por do sol e o outro ao lado observando a musica .

Pela teoria de Gestalt o todo é maior que as partes uma vez que a nossa mente percebe as coisas como algo organizado e não de forma isolada, logo a imagem presente tem duas formas de ser vista, como algo isolado onde vemos cada parte do corpo ou como um todo, a imagem de duas pessoas, nessa escola a figura deveria ser vista como o todo de forma holistica, uma vez que nosso cérebro tem uma tendência natural de ver primeiro a figura completa, çum modo de percepção e só depois com um olhar mais atento conseguindo ver assim de forma separada.

PreviousPage 69 of 69