Desafio
Citação de Jefferson Soares em setembro 14, 2025, 2:06 pmQuando penso em como percebo o mundo, gosto de trazer essa reflexão também para a sala de aula. Muitas vezes, ao entrar em uma turma, o meu primeiro olhar capta o todo: a movimentação dos alunos, a energia coletiva, o ambiente de convivência. Essa primeira percepção é como uma fotografia geral, que me dá uma ideia do clima do grupo.
No entanto, ao me aproximar mais e mudar o foco, começo a perceber as partes que compõem esse todo: o aluno que está inquieto, outro que demonstra curiosidade, alguém que se mostra mais retraído. Nesse movimento de alternar entre a visão global e os detalhes individuais, vou construindo uma compreensão mais completa da realidade que me rodeia.
Já vivi muitas vezes situações em que, a princípio, vi apenas uma “forma” — como uma turma homogênea, um comportamento coletivo — e, ao mudar o foco, percebi uma outra “figura” emergindo: as singularidades, os gestos particulares, as histórias pessoais. É nesse jogo de foco e refoco que consigo entender não só o que é comum a todos, mas também aquilo que torna cada um único.
Assim, percebo que a teoria gestáltica não é apenas um conceito abstrato, mas algo muito presente no cotidiano docente: ver o todo e, ao mesmo tempo, não perder a riqueza das partes que o constituem.
Quando penso em como percebo o mundo, gosto de trazer essa reflexão também para a sala de aula. Muitas vezes, ao entrar em uma turma, o meu primeiro olhar capta o todo: a movimentação dos alunos, a energia coletiva, o ambiente de convivência. Essa primeira percepção é como uma fotografia geral, que me dá uma ideia do clima do grupo.
No entanto, ao me aproximar mais e mudar o foco, começo a perceber as partes que compõem esse todo: o aluno que está inquieto, outro que demonstra curiosidade, alguém que se mostra mais retraído. Nesse movimento de alternar entre a visão global e os detalhes individuais, vou construindo uma compreensão mais completa da realidade que me rodeia.
Já vivi muitas vezes situações em que, a princípio, vi apenas uma “forma” — como uma turma homogênea, um comportamento coletivo — e, ao mudar o foco, percebi uma outra “figura” emergindo: as singularidades, os gestos particulares, as histórias pessoais. É nesse jogo de foco e refoco que consigo entender não só o que é comum a todos, mas também aquilo que torna cada um único.
Assim, percebo que a teoria gestáltica não é apenas um conceito abstrato, mas algo muito presente no cotidiano docente: ver o todo e, ao mesmo tempo, não perder a riqueza das partes que o constituem.
Citação de Valney Jacques em setembro 16, 2025, 2:04 pmpercepções distintas para o mesmo senario , muitas vezes esse é nosso cotidiano
percepções distintas para o mesmo senario , muitas vezes esse é nosso cotidiano
Citação de mabdionizio@gmail.com em setembro 18, 2025, 5:26 pmPrimeiramente um casal de idosos se olhando ,após um casal feliz ouvindo uma boa canção em sua tendas ,mas sempre um belo cenário.
Primeiramente um casal de idosos se olhando ,após um casal feliz ouvindo uma boa canção em sua tendas ,mas sempre um belo cenário.
Citação de Vander Lucio Rodrigues Pereira em setembro 19, 2025, 11:22 pmDe acordo com o enunciado, posso dizer que já tive ambas, em diferentes contextos as partes se apresentam como se o todo ainda não existisse, por isso temos percepções distorcidas do que estamos presenciando, isso não quer dizer que esteja errado, no entanto quando se trata do todo a união das partes as vezes parece que algo sobra, compreender as partes nem sempre é entender o todo, e nesse conturbado contexto de compreensão muitas das vezes nos perdemos.
De acordo com o enunciado, posso dizer que já tive ambas, em diferentes contextos as partes se apresentam como se o todo ainda não existisse, por isso temos percepções distorcidas do que estamos presenciando, isso não quer dizer que esteja errado, no entanto quando se trata do todo a união das partes as vezes parece que algo sobra, compreender as partes nem sempre é entender o todo, e nesse conturbado contexto de compreensão muitas das vezes nos perdemos.
Citação de Sofia Feitosa em setembro 22, 2025, 6:25 pmao olhar a primeira vez, enxergo um casal de idosos
ao olhar a primeira vez, enxergo um casal de idosos
Citação de UILDES ALVES COSTA em setembro 22, 2025, 7:49 pmsegundo a análise a figura demostra momento de sensação e d percepção: sensação duas pessoas ja na terceira idade; percepção, outra imagens no fundo.
segundo a análise a figura demostra momento de sensação e d percepção: sensação duas pessoas ja na terceira idade; percepção, outra imagens no fundo.
Citação de Karina Bacca em setembro 29, 2025, 4:53 pmA primeira analise é observar o todo para depois observar em partes para concluir a percepção dos detalhes.
A primeira analise é observar o todo para depois observar em partes para concluir a percepção dos detalhes.
Citação de Maria Zelia Barbosa Silva dos Santos em outubro 10, 2025, 2:23 amAo olhar o casal vejo primeira vez ,olhos bem fixos em um e outro ,onde a maturidade e experiência aparecem ,e no todo ,música ,festa e aproveitam o aprendizado da vida.
Ao olhar o casal vejo primeira vez ,olhos bem fixos em um e outro ,onde a maturidade e experiência aparecem ,e no todo ,música ,festa e aproveitam o aprendizado da vida.
Citação de Carlos Araujo em outubro 10, 2025, 8:40 pmNo primeiro momento enxerguei um casal de idosos e no segundo momento enxerguei 3 pessoas uma mulher ao fundo entre uma porta um homem com uma viola e outro ao lado em um abiente classico.
No primeiro momento enxerguei um casal de idosos e no segundo momento enxerguei 3 pessoas uma mulher ao fundo entre uma porta um homem com uma viola e outro ao lado em um abiente classico.
Citação de Renato Luiz de Andrade em outubro 13, 2025, 12:48 amAs partes são criadas pelo todo que ao mesmo tempo não existe sem o complemento das partes.
As partes são criadas pelo todo que ao mesmo tempo não existe sem o complemento das partes.